quarta-feira, 15 de maio de 2013

Esquina Mocotó

Agora teremos mais motivos pra ir até a Vila Medeiros. O chef Rodrigo de Oliveira (com a ajuda de sócios investidores) está abrindo o Esquina Mocotó, que não servirá mocofava nem baião de dois, como no bom e velho Mocotó, mas criações suas já um pouco mais distantes das amarras do pai, Seu Zé. Seu eu fosse chef também gostaria de ter a liberdade de criar sem que ninguém me colocasse o dedo no nariz exigindo coerência. E a comida do Mocotó tem coerência. Rodrigo soube como ninguém introduzir mudanças sutis à comida do pai,  trazendo mais leveza, graça e criatividade, sem perder o respeito pela tradição.  Agora, é esperar pra ver o que nos reserva o Esquina Mocotó que deve abrir neste sábado. 

O Mocotó vai continuar sendo para mim aquele lugar onde sempre como bem e barato e ainda encontro amigos. É longe pra caramba e quando vou durante a semana me empenho em pegar trem, metrô e taxi. Mas vale a pena. Espero que o Esquina seja assim tão cativante. 

Mural do mexicano Felipe Ehrenberg no Mocotó 
Almocei lá na semana passada com a Fernanda do Hortelões Urbanos, que conheci no Paladar, Cozinha do Brasil.  Comemos baião-de-dois, dadinhos de tapioca, salada sertaneja, creme brulê com amburana e cartola. Tudo muito gostoso. Aproveitamos para conhecer o Esquina Mocotó, ainda de cadeiras pra cima, com os últimos retoques. As instalações, a cozinha, a brigada, as panelas, os equipamentos, tudo de primeira. Acho que poucas cozinhas nos Jardins têm aquela estrutura. O pessoal, já uniformizado, estava na cozinha preparando um jantar de apresentação para os investidores. E as cenourinhas já estavam ficando com aquele jeito de guarnição de jardim. Veremos... 

Eu, Fernanda, Rodrigo, Alberto e Mark (e o mural do Felipe)
Enquanto apreciávamos o lindo e alegre painel do mexicano Felipe Ehrenberg (marido da querida Lourdez Hernandez) no descontraído Mocotó, lotado por sinal, em plena sexta-feira, chegaram Alberto Landgraf, chef do Epice, e Mark Emil Hermansen, que trabalha no Noma, na Dinamarca. E, junto com o Rodrigo, estava formada uma turminha dos que participaram recentemente do Paladar, Cozinha do Brasil - que ajuda a fazer amigos.  

Aqui, algumas fotos: 









Esquina Mocotó  
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1108 - geminado ao Mocotó
Inauguração neste sábado, 18 

3 comentários:

Gabi disse...

Uia que legal!!

Não faz muito tempo que tomei conhecimento do Mocotó e sempre fico 'ensaiando' para ir. A distância intimida um pouco, mas vou me esforçar mais para marcar e ir.

E de preferência em um dia de muita fome!

Dricka disse...

Eita orgulho!! Vai longe esse moço bonito! E pelo jeito vai levar a Vila Medeiros junto! Sucesso sempre, porque é um daqueles brasileiros que só nos dão orgulho.

Carmen disse...

Yo quiero ir a Mocotó, llévame

abrazo