quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Colheita de verão: uvas

Estas foram colhidas aqui em São Paulo, no quintal da minha casa no bairro da Lapa. Estavam embrulhadas em saquinhos de voal e por isto cresceram compactadas no limite do pano,  limpas, perfumadas, enceradas, doces como mel. Foram comidas, chupadas, sugadas, polpa, casca e sementes crocantes bem mastigadinhas. As últimas da safra. As próximas, só no final do ano. As primeiras, o dobro destas, viraram aquela cuca de uvas que comi com café, nhac! 


6 comentários:

Fábio Metello disse...

Ah!!! são aquelas que estavam nos saquinhos......
Neide Outro dia estava na praça Boaçava e colhi muitas mangas verdes..fiz o suco e o chutney..já colocando em prática o dia 10/12/12

bom ano
Fábio Metello

Fábio Metello disse...

Ah!!! são aquelas que estavam nos saquinhos......
Neide Outro dia estava na praça Boaçava e colhi muitas mangas verdes..fiz o suco e o chutney..já colocando em prática o dia 10/12/12

bom ano
Fábio Metello

Unknown disse...

Que maravilha de uvas.
Excelente sugestão.

Beijinhos;

Aurea Sá

Anônimo disse...

Olá, Neide. Feliz Ano Novo. Conheci o blog em 2012 e já aprendi muita coisa. Comecei 2013 consumindo kefir, ganhei grãos recentemente (há uma lista atualizada de doadores no facebook - Kefir - Alimento Probiótico), agora estou animada em colher mangas verdes e fazer suas receitas. Gostaria de saber quando vc poda a sua videira, para poder colher essas lindas uvas nesta época do ano e se há alguma técnica para a poda. Bjs, Liliana.

Anônimo disse...

Oi Neide!
estou sempre por aqui, pegando dicas e tals...olha só, cresci numa casa com duas parreiras formando um telhado natural de uns12m de comprimento x 2 de largura cada uma, um lado uva verde, outro igual á sua.Tenho uma relaçâo bucólica com a planta!Ai,crescida, mudei prá um sobrado com laje...ai vou fazer um carramanchão de parreira!!!!Pois a pobrezinha, num vasão, não anda nem desanda...tem algum segredo no trato?Ou ela precisa mesmo é ficar no chão?
Bjs!!!!!!Super 2013 prá vc!!!!!
Dadi

Neide Rigo disse...

Fábio, que ótimo saber. Sim, as uvas são aquelas do saquinho. A segunda leva.

Liliana, sinal, então, que este blog serve pra alguma coisa. Que bom. Eu podo a videira em agosto e deixo apenas umas três gemas nos galhos do último ano.

Dadi,aqui em casa também é muito pequeno, mas se você tiver pelo menos um quadradinho de terra pra enfiar a muda já será muito melhor que o vaso. Mesmo que dê frutos no vaso, nunca será como na terra. Eu não tenho nenhum outro cuidado a não ser podar no tempo certo.

Um abraço, n