segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chutney de manga verde cru

Continuando o assunto Dia de campo urbano/ Terra Madre Day, dou aqui a receita do chutney de manga verde que fizemos para o almoço. Aproveite que a cidade (pelo menos a de São Paulo) está cheia de mangueiras carregadas. E este é um ótimo momento, porque ninguém colhe na cidade frutas que tenham que preparar em casa - nem morcegos, ratos ou passarinhos.  Já as frutas maduras, todo mundo quer, a começar pelos bichos. Então, use mangas como legumes. Ela só é ácida e perfumada. Nada de travos ou falta de gosto. O chutney é refrescante, bom para dias de calor. Sirva com arroz ou frango assado.

Chutney cru de manga verde

Polpa de 5 mangas bem verdes descascadas e picadas  (ou cerca de 300 gramas
1 cebola de 100 g picada, de preferência roxa
1 colher (chá) cheia de cominho em grão tostado
1 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo
1 pimenta dedo-de-moça picada
Sal a gosto

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar bem triturado. Na geladeira, dura até 1 semana em pote fechado. No freezer, 6 meses.
 
Veja aqui a versão que deu origem a esta. Na outra, usei folhas de coentro e bati no liquidificador e também fica delicioso. Se não tiver processador, pique na faca, finamente ou tente o liquidificador, desligando e misturando, desligando e misturando.
 
 

3 comentários:

Leticia Cinto disse...

Uhuhuuuu!!! Esse foi o meu prato favorito! Vou fazer com certeza, é delicioso, fresco e inusitado :) Bjs e obrigada pela receita!

Sandra Batista disse...

Deve ficar simplesmente maravilhoso!
Beijinho e Boas Festas!

Fabiana disse...

puxa, Neide! Em boa hora: semana passada vi de longe uns rosados numa mangueirinha na praça no caminho da escola do Rô e trouxe para casa, verdinhas, pensando em comer com sal. Como o tempo é escasso, elas ainda estão por aqui - acho que vou testar essa receita! Beijos.