quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sugestões de presentes no Paladar de hoje


Está no Paladar de hoje. E no blog. Além de saber a lista de ganhadores do Premio Paladar 2012, tem lá uma série de dicas de presentes de Natal. Os meus são um pouco presentes de grego, mas são melhores que peixinho de aquário. 

Presentes do tipo ‘faça você mesmo’

  • 28 de novembro de 2012|
  •  
  • 23h10|

A lista de Natal de Neide Rigo não tem preço. É porque nada ali pode ser comprado. São presentes do tipo faça você mesmo para dar para amigos que gostam de entender os processos da cozinha.
Brotos de cará
Estes são de cará-moela, mas podem ser de qualquer tipo de cará ou taro. É só comprar no sacolão ou em mercados municipais. Escolha aqueles que já apontam algum esboço de broto (esta época é propícia). Deixe-os em local arejado e iluminado, longe do sol, e até o Natal os brotos estarão grandes. Deixe a indicação para que se enterrem os ditos em terra fofa. O cará precisa de um tutor, um poste, vara, haste, para que se apoie – o taro (inhame), não.
Gengibre e cúrcuma
Bons para ter em casa, estes rizomas podem ser plantados até em vasos. As folhas também são usadas como aromatizantes ou para embalar peixes assados (no caso da cúrcuma ou açafrão da terra). Os rizomas são colhidos quando as folhas ficarem amarelas e podem ser usados ralados para temperar e colorir comidas indianas e tantas outras.
Kefir
Não tem sentido comprar kefir se algum amigo seu tiver. Se você não conhece ninguém que tenha, nas redes sociais há uma legião de doadores. Ou compre no Mercado Livre. Basta uma colher (sopa) para começar. Junte aos grãos um litro de leite frio e cubra com pano. Depois de 24 horas em temperatura ambiente, use a coalhada e coloque a colônia em novo leite.
Levain para fazer pão
Antes de embalar, adicione um pouco de farinha de trigo e de farinha de centeio. Se você não tem levain, alguns dias antes, faça um: misture farinha e água até formar um mingau grosso numa tigela de vidro, cubra com filme plástico e espere fermentar, em torno de uma semana. Guarde na geladeira até a hora de usar, quando deve ser alimentado com mais farinha e água. É bom dar o levain com orientações de uso e, se possível, com um pão feito com ele e a respectiva receita. É o que eu vou fazer.
Vinagre de cana e abacaxi e a mãe do vinagre
Eu me emociono toda vez que vejo crescer na superfície do suco fermentado a camada gelatinosa chamada de mãe do vinagre. Meu vinagre de presente vai junto com a mãe. Ela pode ser adicionada a restos de vinho seco, branco ou tinto. Em cerca de 15 dias você terá um ótimo vinagre. Este, fiz com caldo de cana da feira, moída com abacaxi. Cobri com pano, fui coando todos os dias até fermentar e o líquido ficar claro. Deixei quieto, ainda coberto com pano, até formar a mãe e ficar bem ácido. Para finalizar, passei por peneira de nylon, coloquei em vidro fervido e juntei um galho de menta lavado e seco.

4 comentários:

ganhar disse...

muito legal

marta disse...

Oi Neide,
Adorei sua lista de presentes "Faça vc.mesmo",gostaria mto.de ganhar os brotos de curcuma(turmeric).Aqui,coloquei algumas raizes que comprei no mercado (isto quer dizer jah congelados e descongelados mtas.vezes) e não vingou.Qdo.tinha sitio ai,não dava o maior valor e agora sonho em ter um vazinho com curcuma!!! pena que não eh possivel trazer ou mandar pelo correio,mas um dia,ainda vou pedir para alguem ai do Brasil,trazer camuflado,um brotinho de curcuma.Valeu,pelo menos,ofereci a mim mesma este quadrinho que vc.fez online.

Leticia Cinto disse...

Adorei a coluna! Aliás, já estou me acostumando a procurá-la, todas as quintas :) Ficou muito legal, as fotos ficaram lindas e as ideias muito boas. Bjs e parabéns!

Angela Escritora disse...

Estou aceitando o vinagre, Alexandre está em SP, pode dar pra ele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!