sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Troca de sementes

O Paulo Freire é leitor do blog, mora em Mogi Mirim e é pintor. Gostaria mesmo era de fazer biologia, mas ainda não deu. Por enquanto, aproveita bem o espaço de 40 metros quadrados que tem para plantar no quintal de casa. E chegou a mim por causa do cará moela e mamão caipira. Já veio duas vezes aqui, de trem, com uma sacola de mudas. Juçaras, cas (uma mirtácea rara) e araçás vermelhos. Desta vez trouxe ainda um saco de jurubebas de colheita própria e também mudinhas das mesmas. E levou tudo o que tinha aqui disponível no momento: sementes de abóbora bicolor, milho crioulo do meu avô, um pouco do milho vermelho do sítio Gralha Azul (que ganhei do Alex e da Laura), um pouco das sementes de alface que ganhei da Juliana, mangarito roxo que ganhei do Seu João Lino, além de chia, muda de orelha-de-padre, galanga, e, claro, murtinha, afinal ele veio hoje aqui por causa dela. O bom de trocar mudas e sementes é que isto nos torna cada vez mais independentes. Esta troca acontece aos montes e a todo momento e nunca ninguém vai conseguir impedir. Somos como formigas. 

18 comentários:

Raquel de Oliveira disse...

Adorei Neide. Realmente posso me considerar formiguinha. Tô sempre ganhando mudinhas, e em breve vou fazer minha horta, na minha nova casa. Adoro. Um grande beijo!

eng, panerai disse...

Minha casa é cheia de mudinhas, vasinhos e sementes. Sempre trocando e incentivando os outrs a plantarem. Minha esposa incentiva muito este plantio e queremos levar este conhecimento para a pastoral da criança, através de hortas.

Uwe disse...

Neide.

II Corinthians 9:10

Abraço

Uwe

Anônimo disse...

Neide me ajude a encontrar alcachofra de Jerusalem ou Tupinambá, eu não encontro. bjs.(Diulza)

Unknown disse...

Boa ideia! parabéns..

Neide Rigo disse...

Raquel,faça logo! Aproveite as chuvas chegando - se estiver aqui na minha região.

Alexandre e Alana, será um belo trabalho!

Uwe, obrigada, não conhecia. É isto, né?: "Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.

Diulza, se você conseguir me avise... Também gostaria de saber.

Um abraço, N

Uwe disse...

Neide.

Exatamente!

Trocar sementes é bom para saúde (física e mental). Traz novos amigos e aumenta nosso bem estár!!!

Uwe

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

reconquistar disse...

blog maravilhoso

Uakari disse...

Também ando atrás do tupinambá, mas acho que ainda não foi "traficado" para terras tupiniquins. Como substituto, estou para plantar o yacon, que dizem ter propriedades semelhantes.