segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Folhas de limão yuzu no pudim de pão

Quem já provou o limão yuzu sabe como é incrível seu perfume. Para quem não conhece, já falei dele aqui

Pois hoje tive uma grata surpresa. Veio aqui em casa a Juliana, do ótimo blog deverdecasa. Ela esteve com Edilson Giacon, do viveiro Ciprest que, sabendo que viria a São Paulo (ela mora em Holambra), pediu que me entregasse um pé de limão yuzu já grandinho. Foi ele também quem me deu o pé de limão kafir, que cresce com vista para a represa lá em Piracaia. 

Engraçado é que enquanto não chega a hora de visitar pessoalmente o viveiro em Limeira, vamos comprando algumas mudas para adiantar o expediente e justo ontem estivemos no Ceagesp e nos abastecemos coincidentemente de pés de limão. Cravo, Siciliano, Galego e Tahiti. Somando o kafir, teríamos cinco tipos. Nem pensei na possibilidade de ter o yuzu, tão raro. Mas agora o corredor aqui está cheio de cítricos para plantar incluindo um pé de laranja champanhe. De qualquer forma, não vejo a hora de ir ao viveiro pessoalmente comprar outras frutas. 

O aroma das folhas é diferente do que sentimos no limão, mas é delicioso também, um pouco resinoso, um pouco pinheiro. Talvez os frutos demorem, então vou usando as folhas. Achei que se sairiam bem numa sobremesa, fazendo antes um açúcar com as folhas e um pouco de  baunilha. Tinha um pedaço de pão congelado, um ovo, umas cranberries importadas,  uma baunilha mexicana e um pouco de geleia de mexerica da minha mãe. Pronto, estava decidido. Um pudim pedaçudo bem perfumado assado na marmita. Se você não tiver a maioria dos ingredientes, invente com o que tem de parecido. 

Da próxima vez que eu fizer com um pão já duro como o que usei (poderia ter ficado um tantinho mais úmido), vou aumentar o leite, o ovo e talvez a manteiga e o açúcar. Se usar um pão de forma fresco, não precisa mudar nada. 


Pudim de pão com yuzu

2 colheres (sopa) de açúcar cristal 
3 folhas de limão yuzu 
Meia fava de baunilha - pode ser só a vagem se você já usou as sementinhas (meu caso) 
1 ovo 
3/4 de xícara de leite (180 ml)
50 g de manteiga 
1 pedaço de pão com 150 g picado em cubinhos
3 colheres de frutas passas (uvas, cranberries etc)
3 colheres (sopa) de geleia de tangerina 
2 colheres (sopa) de água 
Tirinhas de folhas de limão yuzu

 Bata no liquidificador o açúcar com as folhas e a baunilha cortada em pedaços. Peneire, despreze as fibras e volte o açúcar ao copo do liquidificador junto com o ovo, o leite e a manteiga. Bata bem e reserve.  Coloque o pão numa forma pequena bem untada e enfarinhada,  alternado com as passas.  Despeje a mistura do liquidificador devagar e uniformemente sobre o pão para que fique bem encharcado.  Espere 15 minutos para que o líquido seja absorvido. Leve ao forno e deixe assar em forno médio por cerca de 20 minutos ou até que solte das bordas.  Derreta a geleia com a água e as tirinhas.  Desenforme o pudim e sirva regado com o molho de geleia. 

Rende: 4 porções 

Nhac! 
Para quem quiser comprar, o Edilson manda a muda por Sedex 

Ciprest - Mudas de Plantas - Limeira- SP 
Edilson Giacon 
Fone             (19) 3451-5824       / 9144-7580 

www.picasaweb.google.com.br/Edilson.Giacon 



4 comentários:

Anônimo disse...

Neide
Agora viria a propósito uma bela postagem sobre os diferentes limões que por aí há!
Um abraço
Manuela Soares

Leticia Cinto disse...

Puxa, vai ficar muito legal sua chácara com váaaaarios tipos de limões! Esse é um dos que quero conhecer, só sei do perfume por ouvir falar :)
Bjs
Leticia

Karina Mendes disse...

Interessante, não conhecia este limão, vou pensar nesse negócio de pedir a muda por internet (que loucura!)
Mas mais interessante ainda é o fato de vc usar as folhas dele para aromatizar o leite do pudim de pão. Aliás este pudim de pão ficou com aspecto muito atraente aos olhos, como todas as suas fotos.
Venho aqui no seu blog há um ano e adoro, já fiz três vezes a receita de chimia de kinkan, foi por ela que o google me trouxe aqui. Também adoro os seus relatos de viagens e ervas e frutos diferentes.
Seu blog é muito rico, um presente a todas as pessoas que gostam de cozinhar e comer bem. Obrigada!

wair de paula disse...

Neide, já tenho um pe de larnja-lima, um de romã e uma amoreira tímida no terraço, mas sou louco por limão cravo, este post me incentivou ainda mais. E a receita é ótia, copiei.
Forte abraço
W