quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bolo de especiarias com banana-da-terra e amêndoas de cupuaçu. Ou quinta sem trigo 54

Saibam os leitores do Come-se que agora poderão me acompanhar também na coluna quinzenal no Caderno Paladar, do Estadão. Hoje, nas bancas, tem a estreia com direito a capa. Estou me sentindo mais que envaidecida um pouco temerosa da responsabilidade, mas vou me esforçar para não decepcionar. Hoje o assunto são aquelas amêndoas de cupuaçu que vieram de Rondônia e das quais já falei aqui de outro jeito. 

E, para comemorar a coluna, para contemplar leitores do quinta sem trigo, e especialmente para usar as amêndoas que já tinha aqui descascada com a certeza de que muito combinam com banana-da-terra , fiz um bolo com a fruta e fubá branco, que você pode substituir por fubá comum. A Carla Saueressig, da A Loja do Cháestava comigo ao telefone num papo bom que não dava para interromper, por isto a banana cozinhou demais, mas foi assim que a receita nasceu e funcionou, então, banana-da-terra bem cozida, até quase desmanchar, por favor. As amêndoas no bolo assado continuam crocantes com um sabor de amargo-chocolate muito bom. 




BOLO DE ESPECIARIAS COM BANANA-DA-TERRA E AMÊNDOAS DE CUPUAÇU 

Coloque na tigela da batedeira 330 g  (1 e 1/4 de xícara) de banana-da-terra madura cozida bem mole e amassada com garfo ou passada no espremedor de batatas. Junte 3 gemas e 1 xícara de açúcar mascavo e bata em velocidade máxima até formar um creme homogêneo. Junte 50 g (1/4 de xícara) de manteiga, em temperatura ambiente,  e bata bem. Por fim, junte 1 xícara de fubá branco misturado com 2 colheres (chá) de fermento químico em pó, 1 colher (café) de noz moscada moída, 1 colher (café) de gengibre seco em pó e 1 colher (sopa) de canela em pó. Bata bem e, por último,  acrescente 1/2 xícara de amêndoas de cupuaçu picadas, 1/2 xícara de uva passa preta e 3 claras em neve. Revolva com delicadeza e coloque a massa em forma de bolo inglês untada e polvilhada com fubá. Leve para assar em forno médio e deixe por meia hora a 40 minutos ou até dourar. Rende umas 10 fatias ou mais. Sirva de preferência depois de frio. 

14 comentários:

Kátia disse...

Neide. Comecei a ler sua coluna com curiosidade de amiga e de leitora, mas você consegue superar expectativas por mais altas que já sejam as de quem te conhece. O seu texto ali no Paladar continua saboroso, encorpado, nutritivo. Te desejo linda sorte neste projeto acalentado com tanto carinho de mãe. E viva o cupulate que só conheci agora, Neide, mestra. beijo

Flavia Semenow disse...

Parabéns pela coluna Neide! Adoramos suas receitas, certamente será um sucesso.
beijos!

Silvana Cordeiro de Lima disse...

Neide isso é fruto do seu trabalho que é maravilhoso! eu gosto muito. Parabéns.

Gilda disse...

O Paladar ficou mais gostoso agora. Muito bem escolhido o assunto da estréia.

Anônimo disse...

Meu marido saiu hoje pela manha pra comprar jornal , quando chegou me disse que nao havia comprado o jornal de sempre...eu lhe perguntei porque , e ele me disse porque vi que aquela ( moça ) que vc segue o blog ta com um artigo aqui.Parei de fazer o que tava fazendo e fui devorar o PALADAR . Parabens !!!!!!!!!! ta lindo beijos Denise ( aquela que nasceu em Fartura )

Juliana Valentini disse...

Neide, que demais!
Super parabéns! Só vi a boa nova agora de noite, não deu pra comprar o jornal, mas já sei a quem pedir pra guardar. Quero ler você também em papel!
E não se preocupe que você tira de letra... com a prática e a simpatia de sempre nos textos do Come-se, no Estadão vai ser fácil!
Um beijo grande e muito boa sorte nas próximas colunas.
Juliana.

Gabi disse...

Uia que legal!!
Vou tentar conseguir o jornal de ontem, pq cheguei atrasada...

Te vi na terça a tarde, levei uns segundos para ter certeza, mas fiquei sem graça de te abordar... Vc estava conversando com outra moça e seguindo o caminho... Quem sabe na próxima vez? :)

Neide Rigo disse...

Katia, querida, é bom ter amigos como você. Obrigada pela força e pelo carinho de sempre.

Flávia, Silvana, Gilda, obrigada!

Denise, que bom saber!

Juliana, fácil não vai ser, mas vou me empenhar. Obrigada!

Gabi, que pena. Acho que eu estava indo para a estação de trem com minha amiga Silvinha. Foi neste caminho que me viu? Poxa, adoraria te conhecer pessoalmente. Da próxima vez, me chame.

Um abraço, N

Isis disse...

Neide, que notícia boa! Assim será possível inspirar mais pessoas a conhecer os preciosos ingredientes brasileiros!
Beijos!

Leticia Cinto disse...

Eu vi sua coluna nova! Foi quase por acaso, estava fazendo hora no Sesc antes da ginastica, peguei o jornal e lá estava a Neide! Que felicidade! Agora já estou ansiosa esperando a proxima!

Gabi disse...

Estávamos já na plataforma :) eu vc e a sua amiga.
Eu estava aguardando uma amiga que veio no trem que vc pegou, mas ela deveria ter saido do vagão para me chamar... Ela estava dentro do trem, mas esqueceu de sair e passou a estação...

Eu estava sentada fazendo estrelinhas de origami :)
Mas da próxima vez eu não ficar tímida ^__^ e vou te chamar!

Neide Rigo disse...

Isis, assim espero. Obrigada!

Letícia, fico feliz com a coincidência. Obrigada!

Gabi, poxa, teríamos pegado o mesmo trem. Você poderia ir no nosso piquenique dia desses, hem?

Um abraço,
N

Neide Rigo disse...

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bolo de especiarias com banana-da-terra e amêndoas...":

Olá Neide!
Linda a receita!
Estou à procura de receitas com fubá moinho d´água e achei que essa poderia se encaixar.
Daria pra fazer com fubá amarelo (o moinho d´água)em vez do branco?
abraços e parabéns,
Helena
------

Helena, pode substituir o fubá, sim. Um abraço, N (não sei porque seu comentário não entrou aqui - foi direto para meu email).

Unknown disse...

Bom dia, Neide!
Quero fazer essa receita para um trabalho da faculdade e não tenho como conseguir as amêndoas de cupuaçu. Gostaria de saber, então, se posso substituí-las por amêndoas ou castanhas.

Obrigada!!