quinta-feira, 10 de maio de 2012

Acrelândia 2012: pavê de pão com recheio de cupuaçu

Antes da Páscoa a amiga espanhola Chus, que faz a melhor tortilla de batatas de São Paulo, apareceu aqui em casa com um presente especial: uma torta-pavê feita de pão com cenoura, coco e chocolate, bem apropriada para as comemorações. E, o principal, deliciosa!  Com o marido Sérgio, tomamos café, já abrimos a torta e ela contou em bom sotaque espanhol sobre a invenção da tia. 


"Está torta foi a minha tia-avó Cristina que inventou e a minha mãe aprendeu com ela, a da minha tia era mais caprichada, a minha mãe fazia bem, mas sempre um pouco no melhor
estilo “saco-cheio” que era bem o jeito dela". E me passou a receita que se segue: 


Bolo de bisnaguinha de padaria com cenoura e coco (pavê de pão). De Maria Carbajal (Chus)


8 bisnagas doces grandes de padaria ou pão de leite (aquelas gordinhas e carequinhas que são
mais escuras do lado de cima)
4 cenouras grandes cozidas passada pelo processador ou amassadas
Coco ralado 200 gr. Ou mais dependendo do gosto
Vinho branco, um copo grande
Água,  um copo grande
Açúcar,  um copo grande (ou mais dependendo do gosto)
Canela / anis estrelado (dependendo do gosto)
Leite, 2 xícaras
Chocolate em pó (o bastante para que a cobertura fique da cor que você quer)
Maisena, duas colheres dissolvidas em um pouco de água
Mais açúcar, se você quiser colocar na cobertura um pouco ou talvez se achar que a cenoura
não é doce suficiente.


Pegue um prato grande com as bordas meio altas pra que a torta não fique se esparramando pelos lados.Corte as bisnagas no sentido longitudinal, eu corto em três fatias. Faça uma calda com o açúcar (eu queimo só um pouquinho, sem chegar a ficar caramelo). Coloque a água, o vinho branco, o anis e a canela e deixe ferver até estar no ponto, meio grossa. Deixe esfriar um pouco. Misture a cenoura amassada com o coco. Se achar que precisa açúcar, coloque. Deve ficar sequinha.


Coloque uma camada de fatias de pão (com o lado mais escurinho virado pra baixo nessa primeira camada porque assim segura a torta) Molhe com a calda, coloque o creme de cenoura, espalhe, coloque mais uma camada de fatias de bisnaguinha, molhe com a calda, mais uma camada de cenoura, uma camada de bisnaguinha, molhe com a calda. Agora coloque na geladeira com um prato por cima e a cada tanto vai virando a torta que é pra ela  ficar molhada inteira. Pode fazer no dia anterior ou de manhã cedo pra comer no lanche da tarde. Uma ou duas horas antes de servir coloque a cobertura.


Prepare a cobertura: Coloque o leite e chocolate bastante até estar na cor que quiser obter, se quiser açúcar coloque um pouco. Ponha pra ferver, quando estiver começando a ferver coloque a maisena dissolvida na água e cozinhe mais um pouco até engrossar. Deixe esfriar um pouco e vai colocando com cuidado sobre a torta espalhando bem. Polvilhe um pouco de coco ralado por cima e umas cerejas. Fica uma torta bem grandona.


Bem, não preciso dizer que a torta estava divina. Levamos o que sobrou para o sítio e comemos lá, como sobremesa, durante dois dias. Cada vez melhor. Muito melhor que pavê de biscoitos. 


Lá em Acrelândia, precisei improvisar um doce para levar para o piquenique das crianças, porque criança que é criança gosta de doce. E se pudesse usar o cupuaçu, que ganhamos aos montes da vizinha Oliete, tanto melhor. Quis fugir do previsível creme de cupuaçu com creme de leite e leite condensado. Lembrei-me então da torta da Chus e resolvi arriscar. Fiz todas as adaptações possíveis e ainda acrescentei castanhas picadas e três acerolinhas para enfeitar.  As crianças e adultos adoraram. Senti que preferiam se tivesse mais açúcar, mas gostaram mesmo assim e elogiaram. E se você quiser, claro, vai adoçar a gosto (embora eu não recomende). Pena que não tenha nenhuma foto com a torta cortada, mas ambas ficaram lindas. 


 



TORTA/ PAVÊ DE PÃO DOCE COM CUPUAÇU E CASTANHAS

Ingredientes
10 bisnagas doces grandes de padaria ou pão de leite
Calda
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar
1 xícara de polpa de cupuaçu tirada com a tesoura (não dessas polpas aguadas em saquinho)
1 pau de canela
Recheio
3 xícaras de polpa de cupuaçu
1 xícara de açúcar
1 xícara de castanhas picadas
Cobertura
2 xícaras de leite
½ xícara de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena diluída em um pouco de leite

Modo de preparo: pegue uma travessa grande (pode ser travessa para fazer lasanha) com bordas meio altas para que a torta não se espalhe pelos lados. Corte os pães de comprido em três fatias, reserve.
Faça a calda: bata no liquidificador a água com o açúcar e o cupuaçu. Leve ao fogo com a canela e deixe ferver, e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco.
Faça o recheio: misture o cupuaçu bem picado junto com o açúcar e leve ao fogo. Quando ficar bem cremoso, desligue o fogo e junte metade das castanhas – reserve o restante para a cobertura.
Montagem: coloque uma camada de fatias de pão (com o lado mais escurinho virado para baixo e molhe com um terço da calda. Coloque metade do creme de cupuaçu, espalhe, coloque mais uma camada de fatias de pão (as fatias do meio), molhe com mais um terço de calda. Espalhe o doce de cupuaçu restante e  outra camada de pão (com casca para cima). Molhe com o restante da calda. Agora coloque na geladeira coberta com papel alumínio bem pressionado, até gelar. Só então coloque a cobertura.
Cobertura: numa panela misture o leite, o chocolate, o açúcar e leve ao fogo. Quando ferver, junte a maisena diluída e cozinhe mais um pouco até engrossar. Despeje ainda quente sobre a torta, espalhe as castanhas e deixe na geladeira até gelar. Decore com acerolas, se quiser.  

Rende mais ou menos 20 porções


5 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãe fez algumas vezes cocada de cenoura, usando só a cenoura no lugar do coco. Fica gostoso. Seria cenourada no caso.

Leticia Cinto disse...

Ave Maria, minhas lombrigas se assanharam! Acho que vou fazer para levar na minha sogra no domingo, dia das mães! Agora, só fiquei com uma dúvida: faz uma calda e reserva e coloca o vinho, aniz, etc em outra panela? Acho que é isso né? Bjs!

Neide Rigo disse...

Letícia, você está perguntando sobre a receita da Chus? Ela diz aí na receita que é pra fazer uma calda com o vinho e as especiarias.
Um beijo, n

Leticia Cinto disse...

hahaha, ia fazer tudo errado! Agora entendi, tem a calda (uma coisa) e a cenoura com o coco é outra coisa... Afe, ainda bem que perguntei, entendi errado mesmo :) Vou tentar fazer a receita da Chus pq cenoura eu tenho aqui, cupuaçu é mais difícil, rss... Bjs e obrigada!

Canto da Lu disse...

Nossa tudo maravilhoso!!!!!