segunda-feira, 19 de março de 2012

Salada de abóbora madura com mostarda

A foto ficou esta lástima, mas a salada fica gostosa. Continuo fazendo abóbora de Piracaia de todo jeito e esta receita foi inspirada numa salada de batatas que costumo fazer, substituindo por tanta abóbora quanto pude. Levei para o Piquenique deste mês e é um bom prato para se comer no dia e no outro também. Tanto que até criança gostou. Aninha comeu e repetiu. 




Salada de abóbora madura com folhas de mostarda 

800 g ou mais de cubos de abóbora madura  
3 colheres (sopa) de mostarda preparada (usei duas de mostarda com grãos e uma simples, de Dijon - mas pode usar uma boa mostarda que tenha  às mãos)

6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem 
15 folhas de mostarda rasgadas ou picadas  
40 g de nozes picadas ou a gosto 
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Polvilhe a abóbora com sal e cozinhe no vapor por cerca de 10 minutos ou só até que fiquem macias, mas não  moles. Espere esfriar. Coloque a mostarda numa tigelinha e, com batedor de arame, vá batendo à medida que junta o azeite aos poucos. Até formar um molho emulsionado. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Coloque numa tigela a abóbora, as folhas de mostarda, as nozes e o molho de mostarda. Misture com uma espátula delicadamente e sirva ou guarde na geladeira para comer depois. 
Rende: 6 a 8  porções 

2 comentários:

Cae Fernandes disse...

Nunca fiz assim...parece ótimo!
Bjo

Os Babinhos disse...

Só fiz abóbora na sopa mas tem optimo aspecto.

Boa semana

Bjs

http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/