terça-feira, 9 de novembro de 2010

Legumes ao forno ou quase caponata

Há alguns dias Ananda fez aniversário e para uma das comemorações convidou um monte de amigos recentes do trabalho, médicos tenentes da Aeronáutica, pra comemorar. Alguns com suas namoradas, recém-esposas e veio até um bebê. Entre outras coisas, preparei pratos fáceis e infalíveis como pão, pernil assado e estes legumes assados que já não ouso chamar de caponata. Faço sempre com os legumes que tenho a mão e sempre no forno, tudo junto.
De madrugada, antes de irmos dormir, um amigo da Ananda ligou pra saber se havia sobrado dos legumes e, se a resposta fosse positiva, se ela poderia levar um pouco ao trabalho no outro dia pois a namorada foi embora com desejos de comer mais. Apesar de ter feito uma formada, havia sobras, sim. E, além de mandar um potinho, prometi publicar a receita.
Como achei que nunca tivesse publicado, fiz como sempre a olho e pesei tudo. Só que agora, revendo a receita, me veio uma luz alertando que talvez eu já tivesse postado algo parecido por aqui. Não deu outra, está lá e vejo que já estou ficando repetitiva. Mas, porque desta vez sobraram muito mais elogios, deixo aqui registrada a receita, agora sem cebolas nem salsão, com pimentão de três cores e uvas passas de uma cor só. Menos vinagre, sem manjericão nem pimenta-do-reino. Tudo junto no forno. Deixo as medidas pesadas, mas você pode variar ao seu gosto.
Legumes agridoces ao forno
(antipasto de legumes, caponata, nem sei como chamar)
500 g de pimentão verde
500 g de pimentão vermelho
330 g de pimentão amarelo
780 g de abobrinha italiana
830 g de berinjelas
1 xícara de uvas passas pretas
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de pimenta vermelha seca (em flocos - usei da pimenta coreana para Kimchi, mas pode ser calabresa)
1 colher (sopa) de orégano
Todos os legumes cortados em cubos ou quadrados mais ou menos do mesmo tamanho - cerca de 2 centímetros de lados. Coloque todos os legumes e temperos numa tigela, misture bem e espalhe tudo sobre uma forma grande. Deixe no forno médio por cerca de 2 horas ou até a berinjela ficar bem macia. De vez em quando abra o forno e revolva os legumes. É só esfriar e guardar na geladeira por uma semana ou colocar em vidros e dar de presente para os amigos.

7 comentários:

marcenga disse...

primeira vez por aqui!
pela receita e pelo apetite das pessoas parece ser realmente muito saboroso, além de simples de preparar!

abraços ^^

Anônimo disse...

Faco esta receita, toda vez que temos uma comemoracao seja na escola do meu filho ou em familia. Faco algumas modificacoes, corto os legumes todos em tirinhas bem fina tempero com azeite,pimenta, salsa, cebolinha, cebola tambem em tiras,limao de preferencia caipira,um toque de manjercao este bem pouco misturo bem e levo ao forno. Beijos Denise.

Bombom disse...

Nunca fiz legumes assados no forno, mas parece-me uma refeição bem saudável, além de ter um aspecto muito lindo e colorido. Não vai faltar muito para a provar!
Na quinta feira o "Come-se" vai ser estrela no Meu Estaminé. Vou mostrar a tua receita de Gordura de Frango com Sabor, que fiz e tem sido um sucesso! Com todas as referências a que tens direito! Sei que estás muito ocupada, mas se quiseres dar-me a honra de uma visitinha, ficarei muito feliz. Bjs. Bombom

Chef Daniel Deywes disse...

QUe apresentação mais lida ... Achei um prato fantastico ...

Parabéns

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Joice Santini disse...

Neide,
já tinha feito sua receita anterior. Vale a pena repeti-la. É o tipo de receita "coringa", com umas torradas ou pão e acompanhada de um vinho... a noite está salva.
Beijos.

mari disse...

Oi Neide!!!
Meu Deus, a receita é muito boa!!!! A primeira vez que eu li pensei: que idéia, uva passa e nozes, nao vai combinar! Mas, confiando em voce e com uvas passas em casa, criei coragem e coloquei! Que surpresa!! agora fico catando as pobrezinhas para serem comidas!!! Achei fantástica e facinha!!!
beijos, parabéns!

raq disse...

fiz 1/4 da receita e comi tudo sozinha. nham! fiquei na dúvida se as nozes assavam junto com todo o resto, mas coloquei junto mesmo. ficou delicioso! as nozes ficaram carameladas. delícia.
já tinha tentado outras receitas de caponata, mas ou ficava sem sabor ou muito ácida ou muito doce. a sua receita ficou na medida! obrigada mesmo!