quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pão de coco com cúrcuma


Fiz estes pães para o piquenique de domingo. Acordei antes das 7 para que desse tempo de amassar, deixar crescer e assar para levar quentinho. Foi o tempo!
Fiz com a farinha de coco orgânica que tinha acabado de ganhar da
Finococo, da Bahia (mas que entrega sem cobrar frete para todo o Brasil). Já tinha tentado usar a farinha em maior quantidade e em pão doce, mas a massa ficou pesada. Agora acho que cheguei a uma proporção boa para um pão salgado que não tivesse sabor de sonhos e que fosse macio.
Usei da mesma marca o óleo de coco extra-virgem. São incrivelmente bons e cheirosos. A farinha é resultado da extração do óleo mas além de ser nutritiva, rica em fibras é cheia de sabor e perfume de coco, já que conserva parte da gordura natural. Se não fosse um produto sério, certificado pelo IBD, poderia jurar que tem incremento de aromatizante.
A receita do pão já está lá no blog do Piperca, onde serão registradas também, nos próximos dias, as fórmulas dos outros pratos que apareceram no piquenique.

7 comentários:

Jady disse...

Olá Neide... Eu visito seu blog há bastante tempo, mas nunca deixei comentários. Primeiro devo dizer que acho incrível como você transforma qualquer coisa em algo comestível ;-) E o melhor é que tudo fica com uma cara MUITO boa.

Em segundo eu queria te perguntar se vc tem a receita daquele pãozinho que tem ns fotos do piquenique... Parece um crossaint, recheado com presunto...

Beijos e obrigada.

Neide Rigo disse...

Jady, obrigada. A receita do pãozinho não tenho agora, pois não fui eu quem fez, mas ela deve aparecer no blog do piquenique nos próximos dias.

Um abraço, N

Mariângela disse...

Neide, teus pães estão absurdamente lindos,tu darias uma excelente ceramista!! beijos!

mari disse...

Oi Neide!! Minha avó e minha vizinha sempre comentaram do óleo de coco, que antigamente vinha em latas e era ótimo para fritas batatas, pois as deixava sequinhas. É este mesmo óleo que usaste??? Recomenda para frituras??
Beijos, parabéns pelo delicioso blog
Mariana

chopp disse...

Minha nossa que delícia!

Cláudia disse...

Oi Neide! sou aromaterapeuta e hoje colhi as primeiras raizes de curcuma e aí quis fazer uma pesquisa para postar imagens e te achei...adorei a receita do pão...parabéns e sucesso! vou colocar o meu endereço: bjs claudia
claudiaroma@terra.com.br
http://claudiaroma.blogspot.com

Neide Rigo disse...

Claudia,
use farinha de castanha de caju, que deve dar certo também. Ou de amendoim. Um abraço, N