sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pato em miúdos 4: Ravioli de pato com molho de tangerina

Continuação do post sobre pato

Como já disse, separei todos os restinhos de carne dos pedaços de pato que cozinhei para fazer o caldo - carne do pescoço, a grudada à costela, do meio da asa etc. Tudo somou 130 gramas, o bastante para fazer recheio de ravioli, por exemplo. Lá vai a receita, então, que fui fazendo a olho, mas registro enquanto é tempo.

A massa fiz igual a destes agnolotti



O recheio
foi fácil: juntei os 130 g de carne de pato com meia cebola dourada num pouco de banha de galinha, 3 colheres (sopa) de salsa picada, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, uma pitada de sal e outra de pimenta-do-reino. Juntei ainda umas 3 colheres (sopa) de pão ralado grosso. Piquei tudo muito finamente, juntanto e rejuntando até formar uma mistura homogênea.

Recheei a massa, cozinhei (veja lá a receita dos agnolotti) e servi com molho que improvisei com a geleia de tangerina da minha mãe.

Molho de tangerina: numa frigideira coloque 25 g de manteiga e doure aí meia cebola em fatias finas. Junte 2 colheres (sopa) de geleia de tangerina e um pouco de água. Deixe cozinhar um pouco até derreter toda a geleia. Junte sal e pimenta-do-reino a gosto, desligue o fogo e coloque mais 25 g de manteiga gelada, em quadradinhos, chacoalhando a frigideira até formar um molho denso. Sirva bem quente sobre a massa.
Rende: 3 porções

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai meu Deus, que vontade de comer um pato!
Neide acho muito bacana esse cuidado que vc tem com os alimentos, uma certa reverência mesmo. De um modo geral o que se vê são pessoas extremadas: ou vegetarianos chiitas ou adeptos do churrasco a qualquer hora, por qualquer motivo, que não tão nem ai pra crueldade no trato com as galinhas e vaquinhas que vão para brasa. Creio que vc encontrou o 'tao' do caminho do meio, não é?
bom dia.
heliane

menudouxreves disse...

Ficou lindo esse raviolli! O molho de tangirina deve ter dado um sabor inigualável!
Adorei seu blog, vou te linkar tá?

Beijo, Jessica