quarta-feira, 7 de julho de 2010

Marmiteiro para a farofa de frango e outras comidas de piquenique


Este conjunto de marmitas veio da casa da minha sogra e sempre o deixei em lugar de destaque na cozinha, areando de vez em quando para brilhar. Não tinha tampa nem utilidade além do efeito nostalgia.
Mas neste último domingo descobri uma tampa de panela que bem se ajustou, segura com elástico, e descobri também uma serventia - levar comidas para o piquenique. O bolo de fubá que levei foi assado na própria marmita.
Já o frango com farofa ocupou duas das marmitas. Para mim, este prato é comida de infância, que levávamos de lanche para comer durante a longa viagem ao Paraná. Mal o ônibus punha os pneus na estrada, a criançada já tinha fome de abrir o farnel. E o cheirão da comida de farofeiros atiçava as invejas.
Fiz com coxinhas, para que as crianças também pudessem comer com mais facilidade, mas feita com frango inteiro, incluindo miúdos, fica muito melhor e mais suculenta.
Quem quiser hoje ter marmiteiro assim deve procurar lojas populares de artigos para cozinha, como as da Lapa, Santo Amaro e rua Paula Souza (é claro que você não vai encontrar na Rauls, Spicy ou Camicado)
A receita do frango com farofa publiquei no Piperca, o blog dos nossos piqueniques
A receita do bolo de fubá que assei na própria marmita já publiquei aqui

6 comentários:

Gina disse...

Neide, tenho um conjunto de marmitas que é térmico, mas está guardadinho, coitado!
A vontade de participar de um piquenique continua e os dias têm sido lindos.
Quase todas as 43 cerejeiras na praça em frente da minha casa estão floridas, um espetáculo! Ano passado, vi uma família japonesa fazendo piquenique embaixo das cerejeiras, costume típico japonês.
Bjs.

David Ramos disse...

Adoro isso....
Lá em casa tinhamos uma cesta de vime aquela com a alça grande no meio e dois tampos um pra cada lado... Minha mãe enchia de guloseimas e iamos fazer piquenique em qquer lugar.... Uma vez não achavamos nenhum lugar bonito, paramos no acostamento da estrada e fizemos a festa....
Qdo a gente é criança não ta nem ai para que os outros vão pensar... tudo é festa!

Abraços 'Fêssora'

Nicole disse...

Neide, fugindo um pouco do assunto (se você fizesse um formspring ia enlouquecer!), dá para comer os grãozinhos do kefir?
Outra, onde você compra jardineiras, terra e demais coisas de jardinagem?
Obrigada!

Neide Rigo disse...

Gina, aqui em São Paulo temos dois lugares lindos pra fazer piqueniques embaixo de cerejeiras floridas - parque do carmo e horto florestal, ambos longe de casa. No seu caso, aproveite. É uma delícia.

David, quando viajávamos de carro também parávamos no acostamento, embaixo de uma árvore, para fazer um lanche. Adorava este piquenique improvisado. Eu tô como criança agora. Não ligo a mínima para o que vão pensar. A vida é uma festa (tirando os infortúnios)!

Nicole, eu fujo do formspring porque de dúvidas já bastam as minhas e dos leitores do Come-se, que não me cansam nunca. Mais que isto não dou conta. Mas a sua dúvida é fácil: compro em lojas de jardinagem, casas de materiais de construção (tipo C&C, Telha Norte etc), Ceagesp, supermercados (as terras em pequena quantidade, por exemplo). Fácil, não?

Ah, em relação aos grãos do kefir, não sáo muito apetitosos, mas não fazem mal.

Um abraço, N

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

muito legal a marmita, ela é de aço inox ou alumínio?
abs e parabéns pelo blog sempre maravilhoso

OvO Frito Gourmet Consultoria disse...

Seu blog é maravilhoso! Parabéns!!!

Valeria Berriel
ovofritogourmet.blogspot.com