quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brotos de lentilha no arroz



Iventei de fazer aqueles brotos para postar aqui sem pensar nas consequências - ter que criar receitas para eles. Como os dias tem sido corridos por aqui sem tempo para pensar em algo mais elaborado, tenho enfiado broto em tudo quanto é prato. Já foram para o recheio de torta, para sopa, salada, pão (os de trigo, que bati junto com a água que usaria) e no arroz - se for arroz branco, é só juntar os brotos com o arroz na hora de refogar. Se for um broto mais macio, deixe para juntar quanto o arroz já está quase secando. No caso do arroz integral, pode fazer um refogadinho com manteiga e cebola e juntar quando o arroz já está pronto. O meu fiz assim:
Arroz com brotos de lentilha: refoguei em 1 colher (sopa) de manteiga um dente de alho picado, juntei 1 xícara de arroz branco de Carlópolis e 1 xícara de brotos de lentilha. Refoguei mexendo por 1 minuto, acrescentei 1 colher (chá) de sal e 2 xícaras de água fervente. Quanto tudo começou a ferver, abaixei o fogo no mínimo e deixei cozinhar até a água secar. À parte, fritei até dourar umas rodelas de cebola em azeite, joguei por cima do arroz e nhac com frango caipira de Paraibuna.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Neide, bom dia
Eu fiz ontem um brotinho de trigo refogado com alho e sal e por cima coloquei um ovo caipira e fui refogando como se fosse ovos mexidos. Ficou muito bom! Agora tenho feijão fradinho e grão de bico sendo "germinados". Será que dá para utilizar no preparo de algum pão, ou perde as propriedades com o cozimento? Abraços Suely

arte da sadhia disse...

oi flor como faço para germinar os grãos??? quero dar para meus filhos comerem ..o médico falou que é muito bom para a saude bjus

Neide Rigo disse...

Suely, obrigada pelas dicas. Eu sempre penso em botar no pão trigo ou cevada germinados, mas nunca pensei nas leguminosas como feijões. Acho que eles ficam melhor em ensopados, saladas, arroz.
Todo calor acarreta alguma perda de nutrientes, mas como conservam muito deles também e como não comemos só isto na vida, tudo bem. A gente compensa com as saladas, frutas, etc.

Arte, o link de como germinar está no link no texto que antecede a receita. Clique lá. Ou digite brotos na caixa de busca do blog.

Um abraço, N

Daniel disse...

Uma maravilha seu blog!
Adorei e estou lhe seguindo!
abraços e parabéns!

clau disse...

Deve ser demais este arrozinho com brotinho de lentilha...!
Ja amo aquele arroz feito com lentilha e frango entao, isto seria uma variaçao bem valida.
E mais outra dica sua anotada!
Bjs!

Anônimo disse...

Neide, que bom!
Teremos receitas de brotos todos os dias.
um abraço
Cristina

Anônimo disse...

Neide, que bom!
Teremos receitas de brotos todos os dias.
um abraço
Cristina

Henriette disse...

Fiz brotos de lentilha também. Amanhã vou fazer seu arroz, mas acho que se colocar os brotos mais no final do cozimento, as enzimas ainda estarão ativas. O sabor da lentilha brotada é suave e lembra amendoim ou noz. Aliás onde será que se consegue noz ou amendoa crua, para brotar também? Alguém tem alguma idéia.

Henriette disse...

Tenho feito trigo brotado toda semana para fazer o pão. Muito bom mesmo. Quanto às enzimas no pão, certamente as perdemos, mas o trigo fica mais fácil de assimilar, principalmente para quem tem problemas de ma absorção devido aos produtos derivados do trigo. Meu caso.
Tenho adicionado o fermento fresco, kefir ou leite, um pouquinho de farinha para formar o fermento iniciador do crescimento. Tem funcionado bem, meu pão fica macio, é integral mas não é dificil de digerir.

Janaina disse...

Oi! =)
Estou no meu primeiro dia de germinação! Logo terei um punhadinho de brotos de lentilhas disponível na minha cozinha!Eeeh!
Resolvi fazer depois de comer num restaurante vegetariano que tinha salada de brotos de lentilhas. Delícia! Os donos são chineses, por isso pedir a receita fica complicado... Hehehe...
Pergunto: para fazer uma salada similar (com tomates, cenoura em cubinhos, azeitonas e cheiro verde) preciso cozinhar os brotos? Pode ser uma pergunta burrinha, mas sou novata no assunto e queria fazer direitinho.
Ajuda?!
Beijinhos?

Eliana disse...

Oi, Neide... nunca fiz brotos em casa e gostaria de tentar. Minha dúvida é se ao aquecer os brotos, eles não perdem seu valor nutricional?

Ana Castro disse...

Pelo amor de Deus, não coloquem seus brotos no fogo. Eles são senssiveis e suas propriedades se perdem quando vão ao fogo. Utilize-os em saladas, para enfeitar pratos e onde a criatividade quiser, usando sempre o bom senso. (JAMAIS, JAMAIS LEVE-OS AO FOGO)

Letícia Santos disse...

Entra no YouTube no canal Presunto Vegetariano. Tem explicando é fácil. Eu faço sempre. Mas a melhor maneira de consumir é cru pois quando aquece perde se muitos nutrientes. Bjus

Letícia Santos disse...

Entra no YouTube no canal Presunto Vegetariano. Tem explicando é fácil. Eu faço sempre. Mas a melhor maneira de consumir é cru pois quando aquece perde se muitos nutrientes. Bjus