sexta-feira, 30 de abril de 2010

Banana madura vira docinhos com cacau para crianças

Já sabia na quarta-feira que teria criança por aqui na quinta e comprei as bananas orgânicas maduras na feira do Tendal da Lapa pensando como faria para dar uma cara mais atrativa a um simples doce em pasta que tinha em mente. Banana combina com chocolate, então trouxe de lá também cacau orgânico (da marca Eco Tree), já que esta não é uma casa com estoque de biscoitos, balas, doces ou gulodices além das frutas.
Da feira agroecológica do Tendal da Lapa: bananas maduras e docinhas vindas do sítio José Bento, em Tabiraí, Vale do Ribeira
Fui pra cozinha antes de a Eliana chegar com Nanani, sua filhinha de sete anos que ontem não teve aula. Fiz o doce e já deixei na geladeira para ficar mais firme e fácil de moldar. Planejei deixar a tarefa para a menina, que fez tudo no maior capricho e ficou muito orgulhosa de ter conseguido manusear duas colheres de chá para tirar as porções como pequenos queneles que, empurrados de uma colher com a ponta da outra, deslizavam e caiam sobre um chão de cacau em pó fazendo poeirinha ao redor do prato.
Como já sei que Nanani é exigente no paladar, fiquei com medo que achasse o cacau amargo demais. E no doce não usei muito açúcar pois achei demais a doçura das bananas. Mas que nada. Ela devorou uns oito docinhos e ainda achou melhor que brigadeiros. Então fica aqui a dica para aproveitar bananas muito maduras e ainda agradar a criançada.

Docinhos de banana com chocolate
300 g de bananas nanicas (d´água) maduras - isto pede 3 ou 4 bananas
2 colheres (sopa) de açúcar (usei cristal orgânico, mas pode usar açúcar mascavo, rapadura ralada ou mel)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cacau em pó (colheres de sopa, aqui no Come-se, são sempre rasadas)
Cacau em pó para empanar
Amasse bem as bananas e junte os demais ingredientes. Bata tudo com mixer ou passe por peneira (neste caso, pode deixar a manteiga para depois). Leve ao fogo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, raspando sempre o fundo da panela, até resultar num doce bem denso que não escorrega fácil da colher. Esparrame num prato e deixe na geladeira para ficar mais firme (esparramar faz com que saia mais vapor e o doce fique mais denso). Coloque cacau em pó num prato, vá tirando porções do doce usando duas colheres de chá (para pegar, modelar e empurrar). Se o seu doce ficar bem denso, talvez consiga modelar bolinhas com as mãos, como brigadeiros. Passe pelo cacau em pó e vá arrumando num pratinho. E nhac!
Rende: cerca de 20 docinhos
Nota: a criançona da casa, Ananda, também adorou e sugeriu ainda que, da próxima vez, experimente banhar os docinhos em chocolate ao leite, fazendo bombons.

8 comentários:

Mariângela disse...

que fofura a filhinha da Eliane Neide,e estes docinhos,devem ter ficado uma delícia.Tudo feito com banana é sempre bom.Beijo!!(daqui a pouco o Rui vai buscar os teus coquinhos..)

Margot disse...

Neide, eu faco um brigadeiro falso com banana tbem, soh que eu jogo o cacau na mistura antes de leva-lo pra geladeira. Uso um pouquinho de mel ou xarope de agave e depois passo eles numa farofa de castanha de caju ou do para. Fique um mele gostoso, a Nina minha filha adora. Vou experimentar nao jogar o cacau na mistura e tentar enrola-lo com o cacau e a farofa de castanhas, como vc fez tbem. Beijos

clau disse...

Amo doce de banana!!
E esta sua dica, obvio, nao vai passar batida, pq me deixou com agua na boca sò de ver.
Valeu, Neide!
Bjs.

vpaulics disse...

e que toalha bordada linda! voce que fez? rsrsrs. beijo. v.

Neide Rigo disse...

Mari, a menininha é mesmo uma fofs, como diz a Laurinha. Eba, coquinhos de butiás..

Margot, usei cacau dentro e fora. Pensei também em usar castanha-do-pará. E não chamei de brigadeiro para não ofender puristas de plantão. Mas pode muito bem substitui-los.

Clau, depois me conte.

Veronika, acredita que perdi o cartãozinho das moças de Campinas que fazem os bordados? Mas se elas estiverem lá na próxima quarta, pego novamente e mostro melhor.

Beijos, N

Margot disse...

Ooops, perdao! Nao li a sua receita na integra, fiquei tao empolgada qdo vi uma receita familiar que acabei falando bobagem. Agora que li que vc adiciona o cacau na banana antes, e que vc mistura os ingredientes no mixer. Eu amasso tudo no garfo. Definitivamente vou experimentar fazer com a sua tecnica, a consistencia parece mais homogenea :-) Ah,e eu uso o ghee ao inves da manteiga. Enrola ele na farofa de castanhas do para sim, fica uma delicia!!!
Aos puristas...eh soh um brigadeiro de mentirinha. Na verdade a gente chama essas bolinhas aqui em casa de "bananuts". Bjs

Neide Rigo disse...

Margot,
de qualquer jeito, chamemos do que for, fica mesmo uma delícia, né? Deste seu jeito, e ainda mais com ghee, deve ficar muito bom! Beijos,

Valentina disse...

Bem, por aqui nao vou achar este cacau. será que chocolate em pó amargo ficará bom Neide? queria aproveitar pra te fazer uma pergunta - perdao por fazê-la aqui- uso farinha de grão de bico e uma amiga perguntou se pode usar farinha de feijão branco que ela produz ao bater o feijão no liquidificador.Ela mora no Brasil e nao acha farinha de grao de bico.Se tem alguém que saberia disto seria voce.