terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sorvete de goiabada

Agora, aqui no meu escritório, seis da tarde, o termômetro ainda marca 32,5 ºC. Sorte que sou como um lagarto resistente, ainda assim só penso em sucos e coisas geladas. Por isto, me lembrei deste sorvete que fiz no sábado de carnaval. Aproveitei que um pedaço de goiabada padecia endurecida na minha geladeira há meses para dar um fim ainda mais refrescante a ele.
Resolvi cortar 200 gramas do doce, juntar 1 xícara de água e derreter no fogo. Esperei esfriar, juntei 2 xícaras de kefir (pode usar iogurte) e misturei bem. Acrescentei 2 colheres de sopa de creme de leite, bati bem com o mexedor de arame e deixei a mistura gelar um pouco na geladeira. Coloquei na sorveteira e deixei até que a pá tivesse dificuldade de continuar o trabalho. Levei ao freezer por uma hora para firmar, enfeitei com umas florezinhas de manjericão-anis (que, obviamente, deu um toque de anis) e, depois da foto, nhac. O sabor fica muito bom.
Nota
: se não tiver sorveteira, dê um jeito de congelar esta mistura - em picolé, na tigela, tirando do freezer e batendo, como geladinho etc - e garanto que não vai se arrepender. E, claro, quanto melhor a goiabada, melhor o sorvete. Mas uma coisa é certa - a goiabada pode estar super desidratada que vai dar certo. Outra coisa, teste o açúcar e se achar muito doce, junte um pouco mais de água ou iogurte
.

7 comentários:

veronika paulics disse...

nham! só penso em coisas geladas. no meu caso, comprei uma daquelas porcarias prontas que, neste calor, nos fazem dizer que bom!
não vai fazer um novo teste com o de tapioca? vou esperar pela receita. é sempre bom quando vem com dicas de o que fazer se a gente náo tiver sorveteira.
se o calor continuar... teremos muitas receitas.... bj. v.

Verena disse...

Neide, então estás como eu...com essas temperaturas não me dá vontade de comer nada que não sejam sucos, iogurtes, frutas, saladas e os lindos e maravilhosos sorvetes! Eu já fiz sorvete com doce de goiaba (aquele de orelha, conhece?) e ficou bom, com goiabada deve ser muito interessante!
Um beijo!

Anônimo disse...

oi Neide, bom dia, adorei, pois tenho varios potes de doces caseiros,aqui em casa e a idéia, veio a calhar, pois sou a unica doceira aqui, meus filhos adoram sorvetes obrigado, beijos(diu)

clau disse...

Opa!
Goiabada seca e velha é comigo mm.
Que economizo tanto as que trago para ca, que acabo perdendo o ponto delas... rss rss
Sò acho uma chateaçao ter que "desarquivar" a minha sorveteira, e nem sei nunca o pq...
Bjs!

Ana Canuto disse...

Em casa como na sua....a lei máxima: Tudo se transforma....hehehehe.

Inessa disse...

Ola Neide!
Voce sabe onde encontro kefir aqui em SP? Só vi vendendo no exterior, mas por estas terras verde-amarelas nunca vi...
Esta receita parece saborosa, vou aproveitar pra fazer este sorvete quando a unica goiabeira da minha sogra carregar!
obrigada!

Neide Rigo disse...

Inessa, onde você está? Escreva no meu email. Um abraço, N