terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tatuí tem música, pitanga, araruta no quintal e até Frutas do Cerrado

Prata, amigo da casa, não deixou escapar nem as pitangas do alto
No domingo fomos a Tatuí, cidade da música, do conservatório e dos parentes do nosso amigo Jotagê. Era aniversário de 18 anos do Felipe, filho dele e da Magali e rolou um churrasco pra lá de bom, com música de viola e muita cantoria (família de músicos). O dia estava bonito e deu para comer pitanga direto do pé, como sobremesa. No amplo quintal dos fundos, Dona Dora, mãe do Jota plantou umas ararutas, que trouxe de longe pra mostrar para os filhos e parentes a cultura esquecida que povoa suas lembranças de menina, quando comia mingau e bolo de araruta. Mas tem lembrança também dos dedos arranhados no ralador. Vi os pezinhos por acaso junto a outros matos. Desconfiei, perguntei e ela se espantou de encontrar alguém que conhecesse a planta. Na volta, vimos uma sorveteria Frutas do Cerrado. Paramos e nos fartamos, já que não conheço ainda a loja da Vila Mariana. Segundo a vendedora, ali o preço (massa - R$ 3,50 e picolé - R$ 2,00) é a metade do cobrado em São Paulo. Então, aproveitei para trazer um isopor cheio de potinhos de sorvete de creme nos sabores pequi, buriti, mamacadela, mutamba, graviola, cajamanga, araticum, mangaba e gabiroba. Não provei todos ainda, mas até agora não me decepcionei com nenhum. São deliciosos, trazem o gosto da fruta sem retoques.
Os pezinhos de araruta ainda brotando

Sorvetes Frutos do Cerrado - em Tatuí

12 comentários:

Mariângela disse...

Neide,manda este potinho de sorvete de tapioca para mim??que eu adoro..!beijo.

Neide Rigo disse...

Mari, nem imaginei comprar o de Tapioca. Mas, se pudesse, mandaria mesmo.
beijos, N

Claudia disse...

Os destaques desta sorveteria podem ser os sabores do cerrado mas outros "clássicos" da sorveteria nacional, marcas profundas da minha infância, tipo milho verde, coco queimado e tapioca também estão disponíveis para aplacar o paladares mais saudosos. Ainda bem...

C.

Gabriela disse...

Oi neide, procurei o endereço da loja em são paulo mas nao encontrei. vc sabe onde está localizada?
Obrigada, beijos

Neide Rigo disse...

Oi Gabriela,
pelo que apurei, os endereços são estes: Rua Áurea, 351, na Vila Mariana, tel. 11 - 5084 8014; e Rua dos Pinheiros, 320, Pinheiros, tel. 11-3061 0241.
Um abraço,
N

Yanna Clementino disse...

Neide, há poucos dias conhceci seu site. Amei, gostei de muitas coisas dele. Moro no Chile e dou aula de técnicas dietéticas na universidade. Mas de tudo o que mais no gosto no seu site é que sinto como estar em casa, ele está cheio das raízes brasileiras, das coisas que temos tanta saudade quando estamos fora. Obrigada por mostrar coisas tao lindas do nosso Brasil.
Beijos

Neide Rigo disse...

Yanna,
que alegria saber disto. Também já fui professora de técnica dietética no curso técnico de nutrição no Senac. Eu adoro este tema.
Um beijo, n

Neide Rigo disse...

O endereço da Frutos do Cerrado, em Tatuí: rua são bento, 501 - Próximo ao Conservatório Musical.

Anônimo disse...

Neide, estou adorando seu blog. Poderia me informar se posso fazer tucupi com a mandioca comum (não a mandioca brava, como acho que fazem), que se encontra nos mercados? Abraços.

zeze disse...

Neide, desculpe minha falta de habilidade. Saiu postada como anônimo, mas meu nome é Zezé. A que deseja a informação sobre o tucupi.

Neide Rigo disse...

Oi, Zezé,
igual, igualzinho não fica o tucupi feito com mandioca mansa, mas posso dizer que fica bem razoável. Veja como fazer aqui:
http://come-se.blogspot.com/2007/12/da-mandioca-tapioca-e-ao-polvilho.html

Um abraço,
N

Magali Geara disse...

Queridos Neide e Marcos, foi um aalegria recebê-los na "chácara" da família. Espearamos qu evoltem, para experimentarmos também as mangas, limão-rosa, pinha, jabuticaba, banana...
Beijo Maga