sábado, 5 de setembro de 2009

Sagu com manga

Comuns na Malásia e Singapura estes saguzões podem ser feitos com vários tipos de frutas, mas este com manga é bem comum. Juntei um monte de receitas para chegar a esta, já que o prato não é nenhuma invenção moderna, com muitas variações.
Comprei estes sagus de mandioca gigantes no bairro da Liberdade, mas você pode fazer com os nossos pequenos - e, sinceramente, acho que são melhores. Os grandes demoram muito para cozinhar e são mais borrachentos. Mas ficam bonitos. Ah, a invencionice de minha parte foi cozinhar as bolinhas em água colorida com cúrcuma, mas nem vou dar na receita, porque não precisa. Além do que, as bolinhas ficam imersas no creme de manga e nem mostram sua cor (a não ser por aquelas que deixei junto com a caldinha de manga que foi por cima). Mas é uma técnica boa para colorir sagu - água com cúrcuma, água com beterraba, água com folhas de figo.
Sagu com manga
1 litro de água
50 g de sagu
1 kg de manga madura cortada em cubinhos
1/3 de xícara de xarope de açúcar (ferva 100 g de açúcar e 50 ml de água até formar um xarope grosso)
Gotinhas de limão e folhinhas de melissa (opcional)
Leve a água ao fogo. Quando ferver, junte o sagu e deixe cozinhar por cerca de meia hora ou até ficarem transparentes. Escorra, passe na água fria e reserve.
Separe uns cubinhos de manga e junte com um pouco do xarope (só para decorar). Bata o restante da manga e do xarope no liquidificador até formar um creme bem liso. Se quiser, junte um pouco de água gelada para ficar mais fluido. Junte as bolinhas de sagu cozidas (se quiser, separe algumas para colocar por cima junto com o xarope reservado) e misture com delicadeza. Deixe gelar por 1 hora. Sirva em taças, com um pouco dos cubinhos de manga e o xarope. Se quiser, pingue por cima umas gotinhas de limão e decore com folhas de melissa.
Rende: 6 porções

3 comentários:

Dom_Torresmo disse...

Oi Neide. Esses saguzões devem servir pra fazer o suco pobá, que vende na Bakery Itiriki da Rua dos Estudantes. Não sei se você já viu por lá, sabores frutas, chá e inhame(!!). Pro meu gosto achei muito doce, mas vale pela curiosidade de saber o que fazem com o sagu por aí.
Abraços.
Luis

Neide Rigo disse...

Luiz, já tomei pobá lá - gosto de puxar a bolona pelo canudão. É mais divertido que gostoso. Um abraço,n

Dom_Torresmo disse...

Disse tudo, é mais divertido que gostoso. Não tinha pensado por este ângulo.
Abraços!
Luis.