quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um pé de lichia


Em novembro e dezembro
A leitora Geovana pediu e aqui está: o foto do pé de lichia lá de Fartura, que neste ano carregou tanto como na penúltima safra. Ele fica no meu quintal e não no do meu pai, mas foi ele quem plantou uma mudinha já grande que levamos para lá há uns 5 anos. No ano passado não se saiu muito bem. Mas, agora, nas festas de fim de ano, o pé estava vermelho de frutos. Comemos muito, todo mundo levou um tanto pra casa e ainda sobrou para os passarinhos que encontram dificuldade em bicá-los por causa da casca coreácea. O único ato civilizado que fizemos com as frutinhas foi carregá-las inteiras, em cachos, para a mesa de Natal. Prato mesmo, nenhum. Pois o tempo todo estávamos a comê-las direto do árvore jogando as cascas ao pé da planta. Geovana pergunta se o pé é alto. Não muito. Dá pra pegar lichias quase encostadas ao chão. Vale a pena ter um pezinho desses no pomar (ah, lichia e rambutão são frutinhas asiáticas parentes da nossa pitomba e do olho-de-dragão, dos chineses).

9 comentários:

Geovana disse...

Neide, muito obrigada por compartilhar a foto e as informações que me serão muito úteis.
Por enquanto, vou me contentando com as que compro na feira perto de casa. Ai que delícia!

Um beijo,

Geovana

Anônimo disse...

Que pézão!

Na micro-varanda do meu mini-apartamento coloquei um pé (mini-mini-mini) no vaso. Este ano vou ter oito lichias (enormes) pra comer devagarinho sentindo o gostinho de cada rega e conversa que tive com elas.
Beijos!

Anônimo disse...

Ah! Esqueci!
Obrigada pelos contatos da rã, viu?
Vou essa semana ainda no Mercadão.

Obrigada, você é um amor.

Mais beijos!

Neide Rigo disse...

Amanda, que legal que tenha um pé de lichia na varanda. E até que ela foi bem generosa com você. Aproveite!
Um beijo,
n

Ana Canuto disse...

Também comemos bastante lá em Brotas, e pra falar a verdade essa danada é boa mesmo de comer, não imagino nenhum prato feito com ela, embora já tenha visto o licor da fruta.
Achei engraçado que minha filha viu um pé de urucum num terreno baldio e pensou que fossem lichias.....quando chegou perto....que decepção.

Anônimo disse...

Receita - veja no blog Panela de Cobre

Gelatina de lichia
"O resultado foi ótimo, sabor tão idêntico ao da fruta fresca que parecia estar comendo uma lichia gigante, sem caroço!"

http://paneladecobre.blogspot.com/2008/12/gelatina-de-lichia.html

Anônimo disse...

geovana eu tenho um pé de lichia, mas quando nasce uma folha, cai a outra. eu queria ter um vaso grande com um pé de lichia , mas acho que ele não vai vingar se eu trocar de lugar estou triste , porque era meu sonho colocar no alpendre e ver seus frutos aqui em são josé do rio preto é dificil encontrar essa fruta e é muito cara quando encontra

Elza disse...

Oi boa tarde plantei duas sementes de lichias e elas estão brotando gostaria de saber se a lichia vai bem em vaso, aguardo uma resposta obrigada Elza.

Anônimo disse...

Meu sonho e panhar esta fruta no pé, plantei varias mudas na semente e inclusive um dos pés esta com uns 7anos, mas o triste que ele esta plantado num lugar ruim, perto do muro aí eu acho difícil ele dar, alguém sabe me informar onde eu consigo comprar mudas de qualidade ja produzindo? Espero que possa me ajudar Marina