quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Resposta à pergunta de ontem: Xilopódios de umbuzeiro


Primeiro, obrigada a todos que arriscaram seus palpites. Yacon, batata-doce, gengibre, araruta, nabo, pastinaca, mandioca e mandioquinha? Nada disto. A única pessoa que matou de cara a charada é alguém que não lê meu blog enão tem acesso à internet. Perguntei a Eliana, a baiana que trabalha aqui em casa, se ela já tinha visto aquilo. Olhou de lado, desconfiada e soltou: Isto aí está com cara de uma raiz que a gente comia lá no sertão da Bahia. Deixe eu ver. Pois é o mesmo que ela. E é ela, a raiz do imbuzeiro (ou umbuzeiro), que a gente arrancava na roça seca e comia. E não tinha preparo?, perguntei. Que nada, o preparo era só descascar e meter na boca. Coisa boa, docinha, refrescante. Quando é novinha é comprida e tem a doçura de uma cenoura e textura de nabo. Quando envelhece, meio que pega na boca, meio que amarga, meio que é cheia de fibra. Mas só quando muito velha, pois mesmo grandona – ela vira uma bola como um melão e chega a sair fora da terra, mesmo assim dá pra comer e é boa. Aí precisa de uma picareta pra arrancar, sem machucar e matar a planta. Os antigos comiam pra matar a fome, como quem comia farinha de Bró (a farinha de uma palmeira usada em casos de extrema necessidade), mas a gente comia porque gostava mesmo, porque era gostosa. Assim, em conserva, nunca tinha visto, não. Doce também não. Na roça, era ela a nossa merenda e nosso refresco no meio da tarde com sol de rachar o coco”.

A tal raíz tem nome próprio. Se a gente já acha estranho chamar certos caules alimentícios de rizoma (os cilíndricos que crescem rentes ao solo, como o gengibre), tubérculos (os dilatados, com reserva de amido, como a batata, o inhame, o taro etc) ou bulbos (os de folhas modificadas e adensadas como a cebola e alho), agora tem mais um nome para guardar: xilopódio, um caule subterrâneo típico do Cerrado e da Caatinga, hipertrofiado para armazenar água. Mesmo nas secas e nas queimadas, a planta pode sobreviver graças a este engenhoso recurso da natureza. E guardemos mesmo este nome, xilopódio, xilopódio, xilopódio, pois não tardará e ele estará junto às raízes do Brasil nos restaurantes bacanas. Não só pelo potencial culinário - sabor agradável adocicado e crocante, mas também pelos requisitos gastronômicos atuais: produto ecosustentável, brasileiro e raro.
Recebi o produto da Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), para quem fiz o texto de abertura do site. É esta mesma cooperativa, do noroeste da Bahia, região de Canudos, a mesma de Antônio Conselheiro e de mulheres guerreiras, que transforma umbu em iguarias. Estes produtos geram renda para alimentar as familias dos cooperados e já conquistaram franceses e austríacos. Agora, a pergunta que não quer calar: Por que vendem pra fora e os produtos não chegam a São Paulo ou ao Rio? Há uma coisa que se chama comércio justo, praticado pelos europeus, mas ignorado pela maioria dos comerciantes paulistas, cariocas, brasileiros enfim. De qualquer forma, os produtos estarão à venda no site da Cooperativa – que está indo para o Salone del Gusto e Terra Madre, do Slow Food, agora, neste mes, em Turim. O umbu da Coopercuc é uma das Fortalezas do Slow Food.


Paisagem da Caatinga, região da Coopercuc. Foto: Anna Paula Diniz

Em volta de um pé de umbuzeiro crescem novas plantas a partir das sementes que caem e conseguem germinar. O que acontece é que poucas destas plantas se desenvolvem pois são comidas pelas cabras que pastam nos campos. São justamente estes xilopódios jovens e atraentes para cabras, com cerca de 4 meses de vida, os ideais para o preparo de picles pois são mais adocicados e crocantes que aqueles das árvores adultas. Para garantir a sustentabilidade da exploração, a Coopercuc vem fazendo manejos com estas mudas de modo a devolver parte delas para a natureza e cultivar outras especialmente para o aproveitamento dos xilopódios. Há outras experiências com picles de xilopódio como em Petrolina – PE e tem sido uma forma de agregar valor a um produto de grande importância alimentar para certas áreas do nordeste - o fruto do umbu é uma ótima fonte de vitamina C, por exemplo -, mas de pouco interesse comercial. Para saber mais sobre isto, veja o blog http://www.fatosefotosdacaatinga.blogspot.com/
Antes que os europeus abocanhe
A Coopercuc está buscando apoio entre comerciantes de São Paulo e Rio de Janeiro que queiram abraçar a causa e apadrinhar o produto - proposta divulgada em primeira mão, aqui, agora, no Come-se. Como a iguaria ainda é raridade, a Cooperativa pretende vender a ínfima produção de 200 potes ao mês a compradores que pratiquem comércio justo. Poderia, assim, ter exclusividade na revenda do produto, além, é claro, de contribuir para a preservação da espécie e na manutenção da empreitada que complementa a renda de muitos pequenos agricultores da região e gera mais empregos.
Pra que serve
Pra beliscar, com cerveja. Pra dar um tchan num prato de comida qualquer. Pra dar crocância a saladas de folhas. Pra picar bem miudinho e usar no molho tártaro. Pra laminar e incrementar o recheio do sanduíche. Pra comer por comer.

A frutinha é sumarenta, ácida, doce e muito perfumada. E a geléia tem um incrível sabor amadeirado, lembrando vinho. Nome de batismo: Spondia tuberosa. Nome íntimo para a informalidade: umbu ou imbu, do tupi-guarani, , vem de ymb-u ou “árvore que dá de beber”. Uma planta adulta pode armazenar até 3 mil litros de água na estação das chuvas, para resistir aos longos períodos de secura.
Maracujá da Caatinga
Outras frutas exploradas pela Coopercuc: conheça outros produtos como o maracujá da caatinga no site da Coopercuc (ainda em construção, mas já tem imagens dos produtos). http://www.coopercuc.com.br/
Contato

Jussara Dantas de Souza
Tel. 55 (74) 9996 8795

12 comentários:

Anônimo disse...

Gente, que delícia!! Isso deve ser MUITO suculento, né não?
Vou comer o yacon mesmo pra matar a vontade... ;)

Beijos

Daniela disse...

Que delícia Neide! Se eles mandarem eu quero comprar sim.
Bj,
Daniela

Tá Bem Bom disse...

Olá
Tinha uma amiga lá de Salvador que quando ia na casa dela encontrava na geladeira uma pasta chamada "umbuzada" feita de umbu que a mãe dela trazia do interior. Batiamos com leite e gelo para beber de manhã. Até hoje sinto o gosto na boca muito refrescante, delicioso. Viva o umbu. Inté Leo

Anônimo disse...

Nossa Neide, dá uma tristeza de saber que nesse pais de terra tão boa não temos apoio ao pequeno agricultor, nem sabemos proteger com leis justas o que é tão nosso e tão bom.Tomara que isso mude.Tomara
bjs
P.s; já disse né que seu blog ocupa lugar no meu coração, pq vc como ninguem sabe dar valor ao que é dessa nossa terra, tão amada e tão sofrida.(ui que o patriotismo tá exacerbado hj,rsrsrs)

Anônimo disse...

Neide, achei demais ler teu post. No início do ano uma amiga minha foi aí ao Brasi (estou em Portugal)l. Como peço sempre para me trazerem qualquer coisa dos lugares que vão vistando, ela me troxe um pote de doce de umbu COOPERCUC. Quando li aqui, reconheci o nome da cooperativa. É um doce bem diferente do que estamos habituados… acho que ainda não encontrei a utilização ideal para ele. Se tiver aguma sugestão, agradecia.
Bj
Elizabete

Neide Rigo disse...

Amanda, lembra mesmo um pouco o yacon.

Daniela, é só entrar em contato com eles pelo site.

Leo, eu já fiz umbuzada aqui. É uma delícia, né?

Drika, este é o sentimento que tenho também. Não é patriotismo exacerbado, não. É só olhar um pouco para o que temos ao alcance das mãos. Obrigada!

Elizabeth, tente experimentar um pedacinho do doce de umbu sobre um pedacinho de queijo fresco. Ou com queijo cremoso, com torradinhas. Eu adoro.
bjs, n

Ana Canuto disse...

Adorei conhecer tudo isso. Juro que só pelo nome xilopódio poderia achar que fosse algum alguma coisa parecida com escargot ou turu, que não tenho coragem de comer....mas, sendo vegetal provavelmente eu adoraria.
Beijos, bom final de semana.

eleonora soledade disse...

Neide!!! Obrigada!! Torço para que vc ganhe cada vez mais espaço para divulgar fatos como esses! Maravilhosos conhecimento! Contem comigo como consumidora e divulgadora da idéia!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Que bacana isso, Neide!
Sera que esse picles de umbu chega por aqui? Outro dia vi o palmito pupunha e o oleo de coco fair trade, do Brasil pra vender no Co-op.

beijoo!

nana tucci disse...

Puxa, que depoimento apaixonante esse da Eliana!
Um beijo, Neide!
Giovanna Tucci

Laurinha disse...

xilopódio.... até parece nome de remédio...
adorei aprender mais um

xilopódio
xilopódio
xilopódio

Beijinhos

Anônimo disse...

Muito legal, todos de parabens, o blog por divulgar cultura e ciencia explicando os xilopódios e os nordestinos por serem tão criativos !!! adorei!