quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jantar com Mari Hirata - Chips de legumes japoneses

O nigauri é deixado em anéis. Um amarguinho bom.

Veja também:
Gastro Pop com Mari Hirata e receita de bolo de Matcha.

Queria testar todos os pratos que a Mari Hirata serviu na semana passada no encontro
Gastro-pop organizado pela Carla Pernambuco e Carolina Brandão Comecei pela gelatina de cítricos. É claro que não consegui fazer aquelas fatias translúcidas lindas de laranjas, mas vou tentar assim que tiver um silpat. Enquanto não tenho, vou decorando como posso, com flores de laranjeira. De qualquer forma, o sabor de amêndoas contrastando com a cobertura de laranja com agar-agar até que saiu muito parecido (a receita dela, assim como minha versão, publico daqui a pouco). Agora, como não sei quando terei tempo e ingredientes para experimentar as outras, talvez seja melhor já deixar publicado para que você possa fazê-las em casa. Quem foi ao jantar, sabe que vale a pena. Para quem não foi, está aí a oportunidade de comer exatamente o que foi servido.

Chips de legumes japoneses

200 g de raiz de lótus
200 g de batata doce
200 g de abóbora japonesa
½ pepino amargo japonês (nigauri)
Óleo para fritar
Sal

Corte na mandolina fatias finas de todos os legumes. Mas, antes, observe as particularidades:
A raiz de lótus deve ser descascada e colocada por uns 15 minutos na água com vinagre para clarificar. Escorra bem, enxugue e frite no óleo quente, em pequenas porções.
A batata doce deve ser cortada com a casca e colocada na água para retirar o excesso de amido. Escorra, enxugue bem e frite.
Corte a abóbora também com a casca e frite diretamente até ficar crocante.
Do nigauri, corte a extremidade e retire o miolo com uma colher pequena. Polvilhe com 1 colher (café) de sal, sobre uma peneira e espere uns 15 minutos para tirar o amargor. Esprema entre as mãos, secando com papel toalha para que as fatias fiquem bem sequinhas. Frite até ficarem crocantes. Sirva os legumes fritos separados ou juntos, polvilhados com sal.

Rende: 8 porções

2 comentários:

Anônimo disse...

o nigagori ou boia é gostoso amargo mesmo, com um arroz branco então, você não para de comer

Anônimo disse...

Na verdade acho que o anonimo quis dizer goyá, dialeto de Okinawa onde é largamente consumido há muito tempo e se espalhou pelo Japão e o mundo depois de ser descoberto q tem propriedades medicinais sendo muito bom pra saude.
Fica ótimo frito com massinha iqual aos aneis de cebola!
Amei seu blog! Divino!