quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cruá, melão-caboclo, jamelão


Livro do amigo Silvestre Silva, Frutas Brasil Frutas, que sempre me socorre nas dúvidas

De cor de berinjela - ganhei certa vez
Esta charada - a postagem anterior - não foi difícil, reconheço. Em qualquer supermercado podemos hoje comprar este fruto esquisito. Mas isto tem pouco tempo. Há uns 15 anos, quando o conheci, ele estava praticamente desaparecido. Foi em Jundiaí na casa de uma tia. Por lá o chamavam de fruta-mortadela. Levei sementes, plantei no sítio, em Fartura-SP, e em pouco tempo tínhamos um caminhão de mortadelas lindas, brilhantes e cheirosas. Nem meu pai nem minha mãe se animaram muito com a novidade. E pra falar a verdade, nem eu. Achava meio enjoativo no gosto e nem um pouco coerente com o aroma que prognosticava coisa melhor. Os nomes científicos, Sicana
Odorífera
ou Cucurbita odorifera não são à toa. Odor é o que não lhe falta. Fragrância forte e agradável é sua principal qualidade. Meio a melão de chiclete ou maracujá. Na sua presença a casa inteira parece recender à salada de frutas. Recentemente consegui associar seu sabor ao do melão caipira de que tanto gosto e aí as coisas começaram a fazer sentido.
Pronto, estava feita a reconciliação. Hoje, literalmente hoje - porque abri agora há pouco a fruta da foto, estou adorando a gigantona e acho que aprendi a lidar com ela.

Já vi por aí outros nomes estranhos além de fruta-mortadela. Fruta-maracujá, cura, coróa, curua, uruba, cruatina, melão maçã, melão-caboclo ou melão-do-norte e jamelão são só alguns exemplos (veja abaixo outros nomes, em outras línguas). Só não confundam com o jambolão (Syzygium cumini, Syzygium jambolanum, Eugenia jambolana ou Syzygium jambos), aquela frutinha vermelha da família das mirtáceas, parente da cereja-do-rio-grande, pitanga, acerola etc. É que às vezes esta também é chamada de jamelão. Pra não embolar, prefiro cruá, de origem tupi.

Nada a ver com a mirtáceas, o cruá é da família das Cucurbitáceas, a mesma das abóboras, melões e melancias. Aliás, junte estes três, bote aí um cheirinho de maracujá e maçã argentina, um recheio de pepino ou melão caipira bem sementoso e aguacento e embrulhe tudo como mortadela. É ele.

Nativa da América Tropical, a planta é uma trepadeira vigorosa e rústica. A casca, que pode ser cor de mortadela ou roxa, é muito dura e por isto o fruto maduro, íntegro e com o cabinho, pode durar meses – mas não espere muito para usar, porque uma pequena trinca pode por toda a polpa a perder com mofo ou deterioração da mais fétida (experiência própria).

Quem viu recentemente, na Pinacoteca, a exposição do pintor holandês Albert Eckhout que retratou o homem e a paisagem do Brasil no século 17, pode ver cruás enormes junto a fartura de melões, abóboras e outras frutas tropicais. Mas até hoje não vi muita receita com ele além de licor. Quem sabe agora que começou a reaparecer no mercado?

Como preparar
Já disse que a casca é dura, como um cupuaçu. Pode ser quebrado, mas aí perde-se muito suco. O melhor é cortar com uma faca de serra. No começo é difícil, mas quando a faca entra, tudo fica mais fácil. Com uma colher, cavoque todo o miolo com as sementes e passe tudo por uma peneira. O suco obtido pode ser usado para fazer sorbets ou ser tomado puro como refresco – ou batido com outras frutas. Sem bater nem acrescentar lecitina ele já tem uma espuma natural densa e durável de fazer inveja a Ferrans Adriás de plantão. A polpa que sobra junto à casca pode ser tirada com uma colher ou na forma de bolinhas, com boleador. Esta polpa é mais firme e menos aguada que a do melão e, portanto, mais cremosa. Use para fazer sorvetes, cremes, vitamina de frutas ou sopa gelada.
O fruto verde pode ser usado como legume.

Curiosidade - outros nomes por aí:

Em ingles: sikana or musk cucumber
No México: melocotonero, calabaza de olor, calabaza melón, pérsico ou alberchigo;
Em El Salvador e Guatemala: melocotón ou melón de olor;
Na Costa Rica: calabaza de chila
Na Nicarágua: cojombro
No Panamá: chila
Na Bolívia: pavi
No Peru: padea, olerero, secana ou upe
Na Colômbia: calabaza de Paraguay, curuba ou pepino melocoton
Na Venezuela: cajú cajuba, cajua, cagua, calabaza de Guinea
No Porto Rico: pepino, pepino angolo ou pepino socato
Em Cuba: cohombro

Para saber mais sobre origem, cultivo, usos medicinais e valor nutricional sobre este e outros produtos vegetais, veja o site do
Center for New Crops & Plant Products, da Purdue University.
Ou clique aqui para ir direto ao cruá.

O que fiz do cruá



Refresco (foi olhar, provar e tomar)

Tirei com uma colher o miolo com sementes, passei por peneira pressionando um pouco, temperei com umas gotinhas de limão e tomei assim, simples, com gelo. Guardei as sementes para plantar.




Sorbet (fui inventando à medida que fazia, mas ficou muito bom)

Separei 500 ml do suco do miolo e retirei um pouco dele para misturar com 5 colheres (sopa) de açúcar (ou mais se o seu crua não estiver muito doce). Levei esta mistura de açúcar ao fogo e esperei formar um xarope bem ralo. Esperei esfriar e juntei ao restante do suco. Se não estiver gelado, deixe 2 horas na geladeira até gelar bem. Coloquei na sorveteira elétrica e liguei (se não tivesse, levaria ao freezer numa tigela de inox e de vez em quando misturaria bem com uma espátula - de hora em hora, até congelar). No final, quando o sorvete já estava firme, juntei sementinhas socadas de 4 vagens de cardamomo e 1 colher (sopa) de Cointreau (usaria qualquer outro licor de laranja). Servi com bolinhas de cruá temperadas com mais licor e mais cardamomo, e folhinha de menta. Rendeu: 4 a 6 porções.



Sopa gelada (adaptação terrivelmente livre de uma sopa de melão)

500 g de polpa de cruá
3 xícaras de suco de laranja (se quiser, substitua a metade por espumante ou champanhe seco)
3 colheres (sopa) de mel (ou mais, se o seu cruá não estiver muito doce)
1 colher (sopa) de suco de limão rosa
1 colher (chá) de raspas de limão rosa

Bata no liquidificador a polpa de cruá com o suco, o mel e o suco de limão, até ficar cremosa. Prove e corrija o tempero, se necessário (um pouco mais de açúcar ou de limão). Deixe gelar bem antes de servir. Sirva com uma colher (chá) de creme de leite e decore com raspinhas de limão e folhinha de hortelã.

Rende: 6 porções

78 comentários:

Goreti disse...

Neide, vc não imagina o prazer que me dá vir ao seu espaço. Admiro demais seu trabalho, seu interesse sem fim pelos nossos produtos...a cada dia conheço um pouco mais. Quero te confessar que de tudo que já vi no seu blog, acho que 90% não sabia de sua existência. E além disso vc ainda consegue dar um show nas receitas desenvolvidas com eles. Parabéns!

Sei que este comentário tá uma babação, mas foi imposível não registrar meus sentimentos...

Beijos!!!

Ana Canuto disse...

Ai Neide, só você mesmo !
Fiquei imaginando muitas coisas;
1) Uma plantação de mortadelas deve ser linda.
2) Antes mesmo de ver o final do post voltei à infância e viajei no cheiro do melão caipira que meus avós plantavam entre os pés de milho.
3) E com uma das definições do nome, lembrei-me da música: O que ocê foi fazê no mato Maria Chiquinha ?
- Eu fui no mato colhê jamelão, Oh Genaro meu bem !!!!

Um abração pra você.Vida longa e próspera.

Valentina disse...

Neide, estou me maravilhando nas minhas visitações. Este teu canto é uma aula de brasilidade. mamae ta me dizendo aqui que comia jamelão quando criança.bjocas. pena que nao posso participar da oficina de pamonha.

Excel VBA Macros Funções e Fórmulas disse...

Neide eu vi essa fruta no programa da band Atualissima e disseram que era jamelão. Ganhamos uma muda como se fosse uma variedade diferente de chuchu gigante, produziu somente um fruto igual que esta na sua foto. sua materia é muito boa bem esclarecida e só hoje acabou com a minha duvida. Obrigada Celeste - Ituverava/SP

Cláudio disse...

Olá querida.
Minha esposa num desses finais de semana passeando pór Minas Gerais ganhou uma fruta mortadela. Achei doida a fruta sem falar que era estranha. Daí o que fazer com aquilo. Fui pesquisar na rede mundial e nada. Até que você mostrou a fruta e sua família. Valeu hein! Vou preparar um doce de cruá e depois te falo como ficou. As smentes guardei pra plantar. Qualquer coisa fica meu e-mail: claudio_juris@hotmail.com.
Abraços

Unknown disse...

Neide, há muito tempo procuro por esse fruto pois me faz lembrar meus pais que já partiram pro andar de cima. Eles o cultivavam no fundo de nosso quintal quando eu era criança ,mas ainda lembro-me do cheiro. Valeu, fiquei feliz em saber que ainda existe. Como posso conseguir sementes? Sei que me dará resposta. Um grande abraço.

Neide Rigo disse...

Oi, Abigail,
você pode conseguir sementes comprando o fruto. Aqui em São Paulo poderá encontra-lo nos supermercados Mambo, Pão de Açúcar ou no Mercadão.
Um abraço,
N

Anônimo disse...

Olá Neide, descobri o cruá outro dia, numa feira em João Pessoa, PB. Sou de SP e mudei pra cá há pouco tempo. O dono da barraca não soube informar o que era, mas vende as sementes da fruta para ser usada contra inflamações. Segundo a mulher dele, ela curou uma doença no útero, imagine. Disse que não podia ter filhos, mas que depois dos chás das sementes do croá (assim que chamou) ela pôde ser mãe. Interessante, não?
Eles não usam pra nada porque não sabem pra que que serve a fruta. Só vendem a semente e descartam...
abs e parabéns pelo blog.
Sandra

Silvia - BH disse...

Neide,

Como estava lendo a respeito, acrescento os outros linques sobre o cruá:

http://come-se.blogspot.com/2009/01/as-fotos-do-cru.html

http://come-se.blogspot.com/2008/12/cru-s-umas-sementes-o-caso-de.html

Regi disse...

Olá Neidi.
Estava procurando alguma informação sobre esse fruto tão interessante e encontrei no seu blog.
Meu pai tem um pé dessa espécie e colhe fruto de cerca de 3 até 5 quilos. São maravilhosos, mas pouco conhecidos nessa região.
Muitos ficam curiosos para saber mais sobre esse fruto.
Estamos tentando fazer um doce.
Parabéns, gostei muito!!

Anônimo disse...

Conheço o cruá, hoje mesmo tomei seu suco delicioso, meu vizinho aqui em Mangaratiba tem no quintal dele, estou distribuindo a semente para vários amigos e eles estão encantados; não sabia o que era, fotografei e mandei um sedex para o Globo Rural, mas ainda não obtive resposta, depois uma amiga achou na Internet. Abraços, Nanci

Anônimo disse...

Olá Neide, me chamo Jessiane e me informaram q o melão cruá é bom p reduzir tamanho de mioma.Onde poderei encontrá-lo aqui na Bahia?Moro em Jequié-ba, nunca tinha ouvido ou visto falar desse fruto,conheço o amarelo e o verde q é o q aparece aqui em supermercados e feiras livres da cidade.(jessy-moura@hotmail.com)Se puder me ajudar ficarei mto grata.Jessiane Moura

Henrique disse...

Será que dá pra fazer alguma receita salgada?

Àlvaro disse...

Neide tudo bom fui aprsentado ao melão caboco e me diserão que tem prpriedades medicinais que severia p/ diabete e colesteral, você tém algum coencimnto sobre estas propriedades

Anônimo disse...

Olá!
Quando eu era criança, comi muito cruá.
Mas já tem mais de trinta anos que não vejo essa fruta.
Gostaria muitissimo que me mandasse algumas sementes para eu resgatar um pouco da lembrança de minha infancia.
Ficarei eternamente grata se me mandar.
Meu email é: canbaca@hotmail.com
Sou de Goiânia - Goiás.

Abraço.

Cândida

Unknown disse...

Estou iniciando o trabalho no sítio recem ganhado e meu pai disse muito desta fruta, aí fui pesquisar para ver como era, pois ele mesmo não sabia o nome...achava que "curuá", gostaria muito se alguém tiver e poder me mandar umas sementes, não é preciso muitas, mas de boa qualidade. assim como alguém que quizer me mandar sementes de outras frutas do nordeste ou de qualquer região ficarei imensamente agradecida. Meu endereço é: Rua Hilário Stinghen nº489 Bairro Boa Vista - Naviraí - MS CEP:79950-000 eu sou Ivanilda Gomes Catrinck, meus agradecimentos aos amigos que lerem este e-mail e me atenderem.

Anônimo disse...

Muitooo bom sua postagem, ganhamos uma semente de uma amiga e plantamos em nossa chacara... mas nao tinhamos certeza se era o Jamelão... ficamos assustados de como o fruto cresceu rapido! Suas folhas são muito bonitas e logo se entramaram com outra arvore proxima... como uma parreira.
Adoramos as receitas e assim q o fruto madurar vamos faze-las.

Um abraço,

Flavio
Cerquilho/SP

Júlio César disse...

Parabéns pelo blog. Fiquei surpreso ao ver o que vc faz com esta planta. A conheci na minha infância há cerca de 30 anos. Minha turma toda só tomava este suco devido as nossas mães falarem que se chamava maracujina e iria nos tornar mais calminhos. Não adiantou nada não mas o suco era bem gostoso. Gostaria que se possível fosse me enviasse algumas sementes para plantio. Agradeço de coração e feliz em reencontrar com um pedaço do meu passado. Meu endereço é Rua Caiana, nr 39 - Bairro Jardim Holanda - Loteamento Parque Trianon - Uberlândia/MG - CEP:38.412-830.
Um abraço. Feliz Natal e Própero Ano Novo...

Júlio César de Souza

Neide Rigo disse...

Oi, Júlio!
Não sabia que tinha propriedades calmantes. Obrigada pelo comentário. Infelizmente não tenho sementes para enviar, mas talvez consiga com vendedores de mudas e sementes - veja nos links aqui no blog - "negócios legais".

Um abraço,
N

Unknown disse...

Olá Neide.Pela primeira vez tive contato com esta fruta. Meu marido ganhou uma e como não a cohecíamos buscamos na internet e ficamos maravilhados com a sua esplanação.O suco de CRUÁ e´delicioso. Gostaríamos de saber mais sobre seu valor nutritivo, calorias etc.Muito obrigada por sua contribuição.

ulijota@hotmail.com disse...

Oi neide,foi muito util pra mim o que escreveu sobre o cruá,achei uma semente plantei e agora tenho 3 frutos que estão amadurecendo,devo colher essa semana,depois te conto se gostei beijos...

Vanda disse...

Olá, estou doida atrás de sementes desse "melão caipira". Tinha um pé na casa de minha madrinha mas acabaram com ele e nunca mais achei nem a fruta.

Vc teria como me mandar algumas sementes???? Entre em contato please vanda_crivellaro@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Neide, gostei muito do seu blog.. é sensacional. E eu adorei essa fruta e queria muito saber se você me venderia algumas sementes. Eu ficaria muito grata.
Se puder entre em contato:
fernandataveira_14@hotmail.com

beijos!

Vera Gogh disse...

Olá Neide!!!!
minha irmã está consumindo esta fruta contra o cancer!
amigos mandaram da Bahia porque aqui na baixada Santista não tem!
2 anos atras ela teve e se curou!
agora voltou!varias pessoas consumira o melão se curaram!
estava justamente pesquisando sobre ele e achei seu blog!
bjs

Anônimo disse...

Olá eu não conhecia essa fruta, ate que apareceu um pé em nossa chacarra e ninguém sabia o que era equando começaram aparecer os frutos fui pesquisar e descobri que se tratava do jamelão, aqui no paraná não é comum ter esse tipo de fruto estamos esperando eles amadurecerem p/ testar as receitas que conseguimos no blog.

Mari.

Unknown disse...

Oi Neide...tenho plantaçao de melao crua na minha casa, meu marido compro a fruta ai no brasil, porque vivimos na Argentina, e atualmente esta dando o melao crua... e super pesado... gostaria de saber se voce tem mais algumas receitas alem dessas que voce colocou ai no site.... beijos e aguardo sua resposta...... jaqueline Rosada - Argentina-Brasil

Neide Rigo disse...

Jaqueline,
que boa notícia saber que o cruá viajou e frutificou.
Você já viu estas receitas:
http://come-se.blogspot.com/2010/04/crua-continuacao-escondidinho-de-crua.html
e
http://come-se.blogspot.com/2010/04/crua-do-quintal-pure-de-crua-suco-de.html ??
Um abraço, N

Indio disse...

Olá Neide!
Você tem informações de como se planta o Croá?

Parabéns pelo blog! Demais!!!

Abs.

Neide Rigo disse...

Índio, já colhi cruá aqui em casa - acho que foi semente cuspida. Mas se fosse plantar, apenas enterraria (veja bem, eu não entendo nada de agronomia!)e regaria.
Detalhes técnicos, eu não sei não.
Um abraço, N

Neide Rigo disse...

Índio, veja meu pé de cruá aqui:
http://come-se.blogspot.com/2010/04/crua-do-quintal-pure-de-crua-suco-de.html

Um abraço, N

Anônimo disse...

cutterraJá conheço o croá roxo, mas perdi as sementes. Ggostaria de obter algumas sementes para dar continuidade da existencia dessa maravilhosa fruta. Por favor entre em contato comigo pelo e-mail coronelaguiar@bol.com.br. Ficarei muito grato. Nelson dos Reis Aguiar - Palmas-TO.

Anônimo disse...

Então!!!
Em meu quintal asceram essas "frutas" lindas e aromaticas, ficaram todas rosadas e eu não sabia o que fazer com elas, ne sabia ao certo qual nome dessas gigantonas.
Vou abri-la hoje e ver qual será seu sabor.
Mas o cheiro é muito bom, da pra deixar na casa pra perfumar o ambiente.
Abraço!

Anônimo disse...

Anônimo de Goiânia
Gente, li praticamente todos os comentários à respeito dessa fruta o cruá, e gostei muito, ganhei uma muda e assim ela produziu alguns frutos, eu também não a conhecia, mas gostei muito do suco e do creme, gostaria de saber cientificamente o valor nutricional, também já soube por aí que se fizer o uso de chás ou da semente seria bom para tais doenças, porém gostaria de saber de verdade,
Tenho a poupa congelada, também sementes, e ainda uma bela fruta,

pra quem se interessar o meu e mail
prdemiranda@hotmail.com

luiz disse...

OI NEIDE ACHEI MUITO LEGAL, TODA ESTA EXPLICAÇÃO É MUITO INTERESANTE. CONHECI A FRUTA FAZ MUITO TEMPO COM MINHA TIA ´SO QUE ELA NÃO SABIA O NOME, DAI PESQUISANDO, AQUI E DALI, ACHEI VARIOS NOMES. SÓ QUE ELA NÃO TEM MAIS A PLANTA E A SEMENTES QUE GUARDAMOS OS RATOS COMERÃO TODAS, É POSSIVEL VOCÊ MANDAR ALGUMA PARA MIM, NUMA CARTA SIMPLES, OU POSSO COMPRAR DE VOCÊ. MEU NOME É LUIZ CARLOS SOBRAL. MORO NA PASSAGEM FRANCISCO GOMES DE MORAES Nº 02 CASA 01 OSASCO SP CEP: 06126170. MEU EMAIL: luizsobral@correios.net.br. adoro plantas. abraços.

Anônimo disse...

OLA NEIDE! MEU NOME E ISULINA. MORO EM ALVORADA,RS MAS SOU NATURAL DE CRISSIUMAL, RS, FRONTEIRA COM ARGENTINA, PORTANTO ,DA ZONA RURAL E APAIXONADA PELA NATUREZA,PLANTAS E FRUTAS .TENHO 47 ANOS E NAO CONHECIA A FRUTA CRUA ,COMO PROVAVELMENTE NAO CONHEÇO OUTRAS TANTAS.MEU PAI FEZ UMA VIAGEM A AMAZONIA HA ALGUNS ANOS E TROUXE ALGUMAS SEMENTES DA REGIAO SO EM 2008 TIVE O PRAZER DE SABOREAR O SUCO . O SABOR E CHEIRO SAO TAO INTENSOS QUE NUM PRIMEIRO MOMENTO TIVE UMA SENSAÇAO ESTRANHA, COMO SE A FRUTA TIVESSE PERSONALIDADE E ME DISSESSE;ME AME OU ME ODEIE . ENTAO EU ME APAIXONEI .GANHEI ALGUMAS SEMENTES DE PAPAI DISTRIBUI A ALGUNS VIZINHOS POIS NAO HA ESPAÇO EM MEU PATIO , E AGORA ESTAMOS CURTINDO O "EXPLOSIVO " CRESCIMENTO DE ALGUNS FRUTOS .SO HOJE VIM PESQUISAR E DESCOBRI O NOME. ESTOU MAIS ENCANTADA AINDA. CURIOSO E QUE JA HAVIAMOS OBSERVADO A CONDIÇAO DE FLORES FEMENINAS E MASCULINAS . OBRIGADO PELAS INFORMAÇOES E PARABENS. isamaria.1@hotmail.com

Anônimo disse...

Neide ,olha uma amiga da minha cunha estar comendo p/diminuir um carosso que estava no peito ai ja estar diminuindo graças aessa planta maravilhosa um bjj e um abraço

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém poderia me enviar ou dizer onde consigo sementes , pois não achei para comprar aqui em Atibaia. Daniel.

BLOG DO DANIEL DELFIM disse...

Agradeço se puder me dizer como fazer para adquirir estas sementes.Daniel

anestor.mezzomo@gmail.com disse...

Olá, Neide: Já cultivei o Cruá preto e também o laranjado como o do seu quintal. Nenhum dos dois me agradou muito para consumo in natura. Gostei mesmo deles para consumo batidos com leite e açúcar. No ano passado, quando estive numa reunião da Associação Brasileira de Frutas Raras, alguém havia levado duas frutas de casca bem vermelha e frutos finos. Depois de comidas as outras frutas que estavam expostas, foram cortados os dois cruás e, para surpresa minha, essa variedade de cruá era muito saborosa para conumo in natura. Quem quiser ver as fotos das três variedades que eu menciono, pode ver em https://picasaweb.google.com/lh/view?q=sicana%20odorifera&uname=anestor.mezzomo&psc=S#

Anestor Mezzomo
Florianópolis - SC

Neide Rigo disse...

Anestor,
que bom saber disto.
Quanto ao jeito de comer, considero as receitas salgadas bem apropriadas. Veja aqui:

http://come-se.blogspot.com/2010/04/crua-continuacao-escondidinho-de-crua.html

http://come-se.blogspot.com/2010/04/crua-do-quintal-pure-de-crua-suco-de.html

Um abraço,
N

Doce Refúgio disse...

Voçê não imagina como fiquei feliz com seu blog,pois,assim que vi esta fruta reconheci que é a fruta que queria saber o nome.Ganhei uma muda e logo logo ela subiu no meu pé de graviola e já está com treis frutonas e estão ficando marron cor de mortadela,maravilha!!!Parabéns....

Gerson disse...

OI. Há pouco tempo, minha mãe ganhou uma fruta estranha da mãe da namorada do meu irmão... Bom, fizemos um suco da polpa daquela fruta e plantamos as sementes. Muito saborosa! Falaram que era jamelão. Mas como divergia do que as pessoas falam que é jamelão, resolvi procurar na net e encontrei o seu blog. Hoje, é um dos sucos que mais gosto e aproveito muito quando vou para o sítio do meu pai... Tem um pé que nasceu das sementes plantadas... Lindas frutas, ótimo sabor... Parabéns por destinar uma página a essa fruta exótica e saborosa... Bom, agora sei que o nome é JAMELÃO mesmo, rs... Abraços!

Anônimo disse...

Olá JÚLIO, TENHO SEMENTES DE CRUÁ
ESTOU EM UBERLÂNDIA
ME LIGUE 3236-7623 9976-2085
Falar com RUI

Ormutia disse...

Caríssima Neide....

Que enorme prazer!!!!!!! Ontem mesmo, estive estupefacta diante de um frutão desses e não sabia origem nem nome. Quando li "jamelão", pensei logo: tá errado, não pode ser! Mas não tive coragem de arriscar....

Você me salvou da ignorância e da angústia: e voltarei ao supermercado hoje mesmo para comprar um cruá e experimentar suas magníficas receitas!!!!!

Obrigada!!!.... suas receitas são simplesmente geniais (simples e muito apetitosas...!!!). Não é qualquer um que tem o dom da culinária... menos ainda de aproveitar tudo o que há de bom no nosso grande quintal brasileiro.

Merci beaucoup!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(ormutia@gmail.com)

Anônimo disse...

gostei do seu blog,meus parabens.
mas o que procuro sam depoimentos de pessoas curadas ou se sabe para quais problmas de saude ela serve? sou REINALDO e meu emaile
reinaldbispo@gmail.com.br
me responda por favor,obrigado.

sirlene disse...

Ola neide tudo bem gostei muito do seu blog e me esclareceu sobre esta fruta li muito sobre ela a respeito do diabete na internet gostaria de saber se alguem poderia me mandar algumas sementes pois onde moro não tem a minha mãe tem o diabete por isso queria plantar esta fruta para tentar utilizar nesta questão depois de grande e claro meu endereço e Rua Alcides nunes 85A Bairro Jardim esplanada Marilia SP Cep 17521-290 desde já obrigada espero anciosa uma resposta a meu email e sirleneegomes@gmail.com

Marilena disse...

Oi Neide!! meu nome é Marilena e gostei muito (até fiz algumas receitas) com o cruá que eu comprei no mercado municipal (maravilhoso)! Fiz como voce indicou. Delicioso. Rendeu mesmo! Eu plantei várias sementes e uma só brotou! Precisa ver, que lindo! Voce saberia me dizer como cuidar bem dele? Já está com aproximadamente 2,00 mts. de "rama". Coloquei um arame de guia. Está plantado num vaso grande. As primeiras folhas estão amarelando. Não sei como é a rega. Ele está tão lindo (vi o seu subindo no telhado e amei). Um grande beijo! Fique com Deus!

Neide Rigo disse...

Oi, Marilena, que bom saber que gostou. Quanto aos cuidados com a planta, eu não tenho ideia, pois só fiz enfiar a semente na terra e regar. Agora, acho que não dá pra mantê-lo em vaso, não. Ele precisa de espaço, pois cresce muito.
Um abraço, N

Anônimo disse...

Olá, somos de Goiânia e temos em casa um pé de cróa, plantamos a alguns meses mas temos a dúvida de quando deve ser recolhida a fruta, ou seja, quando sabemos que está madura? A variadade que temos é de cor beringela. Agradeço.

Neide Rigo disse...

Goianos,
estará maduro quando parar de crescer e ganhar tonalidade viva, seja qual for a variedade. Um abraço,n

Anônimo disse...

Pela primeira vez acessei esse site. Foi um único que respondeu minha pergunta. Vi hoje uma reportagem sobre a fruta desconhecida"CRUÁ". Sou agradecida pelas informações. Agora vou tentar encontrar sementes da planta. Parabéns pelo trabalho!

Nazareth disse...

NEIDE PRECISO QUE VOCE POR FAVOR,ENVIE-ME SEMENTES DESSA FRUTA,QUE FICOU NO MEU IMAGINARIO,POR LEMBRAR DELA NUMA CERCA,E LEMBRO DELA DE MANEIRA NEBULOSA,POIS EU ERA MUITO CRIANCA,E VEJA TENHO 75 ANOS.PRECISO DE FAZER ENTAO,UMA REINTRODUCAO DELA.MORO NUMA CIDADE MUITO ANTIGA,COLONIAL,E LEMBRO QUE ERA CHAMADA DE MELAO.GRATA,POIS SEI QUE ME FARÁ REVIVER ESTE SONHO,-NAZARETH-- www.nazarethayoshida@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola Neide boa tarde aqui em Milagres encontramos esse melão na feira livre dizem que ele é bom ate pra curar contra o câncer.
Valdeir

Anônimo disse...

boa noite.onde posso conseguir a semente do melão croá em planaltina df.obrigada
ANTONIA

Anônimo disse...

Procuro esta fruta a tempos, por favor me venda algumas sementes. Meu email:medmau2@yahoo.com.br

Marinês disse...

Olá, meu nome é Marinês, tenho esta fruta em casa a cada 10 meses produz em média 8 frutos. Ganhamos como se fosse Jamelão.
Estamos separando as sementes pois muitos estão pedindo. Eu faço suco mas o meu vizinho cozinho com carne como se fosse Abóbora.
Meu e-mail>: marines3000@ig.com.br
São Paulo/SP - ZN.

sonia knupp disse...

ola neide...por favor poderia me enviar sementes para mim meu endereço mundo novo ms cep 79980-000bairro berneck rua benjamin constant n.222- sonia fernandes knupp

sonia knupp disse...

eu sonia envie me pelo correio a cobrar por favor ajude me com essas sementes e diga me o valor que eu te passo o dinheiro...meu imail. e soniafkmn@hotmail,com esta com nome de maria silva

Joaquim disse...

Tenho sementes recem colhidas com 100% de garantia de germinação
10 sementes R$ 10,00 com despesa de envio para qualquer lugar do brasil
fruto com poderes medicinais comprovados, minha diabete está a
05 anos controlada não passando 90 ele produz o ano todo, pode se fazer
receitas salgadas com ele verde como se fosse cagi ou caxi, especie de abóbora

Joaquim
Interessados contactar-me via e-mail atccontabil@ig.com.br

Anônimo disse...

Boa noite, eu moro em um sítio em Senador Canedo e estou procurando a semente, mas porém até o momento não achei nem o fruto e nem as sementes. Eu tenho interesse sim, se tiver como me fornecer eu adoraria .
Meu e-mail é Suélida@ig.com.br
Telefone do trabalho (62) 3285-3960 , agradeço muito se tiver , obrigada.

Anônimo disse...

Boa noite eu quero.
Endereço para envio
Sítio Corgo Brabo
Chácara 1
Caixa postal n 26
CEP. 75.250-000
Senador Canedo - GO

fodadeesquecer disse...

vc ja arrumou as sementes ?

Anônimo disse...

Olá estou a procura de sementes de crua seria possível vc me ceder algumas para fins medicinais eidy campos Rua dos a lecrins 55 conj: paineiras bairro barrerinha Curitiba Paraná Cep:82700400 grata

Anônimo disse...

Eu quero edileuzabenedito@hotmail.com ou whats 4198429771 me chame pra conversamos abraços

Unknown disse...

Uma vez ganhei um pedaço dessa fruta , mais ninguém sabia o nome só descobri pq a um tempo passou no globo repórter se não me falha a memória , mais enfim peguei a semente plantei e lastrou e deu muitas flores muito lindas mas o fruto não deu fiquei muito frustrado, mais foi muito bom saber dessa fruta q acho muito saborosa, aqui na cidade q moro FRANCA SP e conferi em um só lugar sempre compro gosto muito obrigado

Claudete Assunção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudete Assunção disse...

Oi cara você conseguiu as sementes

Maria José disse...

Ainda me lembro, quando criança, morava na roça meu pai subia no telhado para colher o croata. Maria jose

andresiqueira disse...

Oi Neide! Fizemos uma versão da sopa gelada e ficou mara!!!!

Unknown disse...

Olá Neide, moro em Rondonópolis MT, e hj fiz a feira é enconteie essa fruta ,..
Quando era criança minha vo fazia doce ..era muito bom..
Sem pestanejar comprei a fruta...

Unknown disse...

Aqui em Alagoinhas tem na feira

Geysa Lopes disse...

As sementes são remédio pro fígado também. Na minha família já curou hepatite e esteatose, são doenças do fígado

Unknown disse...

Boa tarde , a todos !

moro aqui no interior chamado camamu

no meu quintal , esta carregado de melão crua , mas aqui ninguém gosta está se perdendo e tenho também várias sementes

Unknown disse...

Neide essa fruta fez parte da minha infância, eu morava na fazenda, meu pai plantava na roça, amava muito comer cruá. Depois de muitos anos, ganhei algumas sementes e plantei no meu quintal, agora só esperando a colheita.

Unknown disse...

Me falaram que cura mioma. Alguém sabe sobre isso?

Unknown disse...

Olá acabei de pesquisar sobre este fruto,vir que tem interesse nas sementes meu vizinho tem,caso queira ainda posso enviar para vc por correios só entra em contato.

Unknown disse...

Boa noite eu me chamo Vanderlei e moro na Cidade de Garça SP, se vc puder poderiam me enviar sementes desse fruto? Poderia mandar com cobrança para retirar no nós correios.
Meu e-mail vanderafer@yahoo.com.br, meu endereço rua Felipe Farhud 111 Jd Brasil Garça SP cep 17400-000
Grato

Unknown disse...

Por favor como faço pra conseguir sementes de crua roxo, moro em Goiânia