segunda-feira, 24 de março de 2008

Tamarillo ou tomate de árvore


Descasquei com uma faquinha de legumes e fiz esta salada com catalonha, laranja, cebola, pimenta, tomatinho, hortelã, temperada com sal, azeite e um mínimo de suco de limão rosa e de laranja (só o sal, o azeite e a cebola não são do sítio).

Às vezes acontece, de uma hora pra outra, de a gente passar a gostar de alguma coisa a que nunca deu valor. Pois desta vez me encantei com os tamarillos ou tomates de árvore (Cyphomandra betacea) de um pé que tenho plantado em Fartura-SP. Comprei a mudinha no Posto Frango Assado da Rodovia Anhanguera, já com fruto, e levei para o sitio há uns 4 anos. A planta cresceu rápido, tem hoje uns 4 metros, e desde então não parou de frutificar. Frutos como ovos alaranjados. Tem também o vermelho sanguíneo, meu atual objeto do desejo. Acontece que, embora tenha tentado algumas receitas com ele, não me apeteceu logo no começo. E a ninguém da família. Então, durante todo este tempo os tomates laranjas ficaram para as galinhas, o chão forrado deles sempre. Muitos, e na porta de casa. Há alguns dias, Nina Horta me mostrou dois deles, que alguém lhe deu e me perguntou o nome. O desprezo era tanto que os chamei displicentemente de tomatillos, fazendo confusão com o nome das physalis mexicanas. Mas também, são todos parentes do tomate e da berinjela, família das Solanáceas. Só sei que desta vez cheguei lá olhando diferente para o tal tree tomato ou tomate francês (é originário da América do Sul, provavelmente do Peru). Descasquei, polvilhei sal e comi. Como não havia descoberto aquele sabor antes? Meio tomate, meio goiaba, meio maracujá, meio camapu, um blend, um corte dos bons. O hummm foi tão convincente que contaminou a família e logo todos estavam festejando a fartura deles a qualquer tempo, ao nosso alcance. A pele é mais firme e amarguinha que a do tomate e deve ser tirada. Já as sementes são mais duras, mas não atrapalham. E a polpa é mais cremosa e densa que a do tomate. É ainda mais perfumado, ácido e doce, sendo, portanto, mais versátil. Vai bem como legume em molhos, sopas, cremes, chutneys e saladas. Ou como fruta em sucos, compotas, sorvetes ou simples, cru, de colherinha. Mais uma coisa boa? A planta é resistente, não dá praga alguma (pelo menos a nossa é assim).

São bons quando maduros, macios.

Pode ser despelado como o tomate. Faça um corte em cruz na casca e mergulhe por 1 minuto na água fervente. Ou descascado com faquinha.

Grelhado com azeite, flor de sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão. Foi um teste rápido para ver se ficava bom. Nem preciso comentar. Entradinha perfeita.

63 comentários:

laila radice disse...

ai q lindinhos...nao conhecia destes tbm...adorei!é tao bom provar, desmistificar e gamar, né?

bjs

Anônimo disse...

Olá Neide,
tudo bem? cheguei ao seu blog pesquisando feijão, adorei, fui lendo tudo. Certa vez ganhei uns grãos de feijão enormes, com uns 2cm, eram claros. Quem me deu, disse que trouxera da Itália ou Turquia (eu acho). Fiquei encantada, plantei os grãos, que nunca nasceram. Vc conhece este feijão gigante? sabe algo a respeito?
Obrigada
Rita Fregapani - rrccffss@yahoo.com.br

brisa disse...

Ahh..Neide, por favor, me desculpe a intromissao..

Rita, sera que voce ganhou Lima beans or butter beans??Da uma olhada no google images. Nos usamos estas qualidades em saladas e sopas.

Abs

bri

brisa disse...

Neide, e qtos aos tomatillos, fikei "babando" de vontade. Pensei que fazer deles tomates secos deve ser bem interessante:))

Abs, de novo

Bri

Marcia H disse...

Neide, que maravilha. Aqui onde eu moro comprei uma vez tomatillos secos, sao bem mais doces e saborosos que os tomates comuns. Uma delícia.

Marcia H disse...

digo tamarillo :-)

Ana Canuto disse...

Ora, Dona Neide; afinal, Fartura tem de fazer jus ao nome e você nos ensinando sempre e.........com fartura, é claro !!!

Beijão, estou esperando pelas pamonhas.

Ana.

Cris disse...

Que bom que passei por aqui!!! Trouxe vários tamarillos do sítio em Minas, já distribui para alguns amigos e estava a procura de receitas. Bjs!

Adriana disse...

Neide, antes de tudo, parabéns pelo blog, inteligente, informativo e muito estimulante. Há tempo que queria saber mais a respeito do "tomate de árvore" e agora seu post veio a calhar. Você teria informações sobre o tomatillo, aquele que os mexicanos usam para fazer a salsa verde? E também, onde posso obter sementes de echalotte?
Obrigada

Neide Rigo disse...

Rita,
espero que tenha recebido as fotos que lhe mandei. Pois temos em Fartura estes feijões gigantes e talvez sejam os mesmos. Pelo menos os meus não são lima beans.

Adriana, também não sei onde encontrar sementes do tomatillo ou das echalottes. Se descobrir, te falo. Um abraço,
Neide

Anônimo disse...

Oi Neide, tudo bem?

Sabe qua há dois anos atrás qdo recebi pela primeiro vez o tal "tomate de árvore" na cesta e produtos orgânicos tive o mesmo "desprezo" inicial...até botar a cabeça pra funcionar e fazer um belo chutney!!! Amei, e desde então em toda estação, compro e me farto desta maravilha! Bjs e até breve,

Alessandra Madeo

Fer Guimaraes Rosa disse...

Que salada LINDA! :-)
Acho que nunca vi desses tomates e fiquei curiosa, pois tomates sao o meu ponto fraco. um beijo Neide!

Anônimo disse...

Para Neide e Bri,
infelizmente não recebi as fotos.
Pesquisando no google, penso que devem ser butter beans, pois o lima beans parece ser mais gordinho e arredondado e o butter tem a forma mais semelhante ao feijão tradicional.
Se vc puder me mandar as fotos novamente, agradeço.
São comestíveis?
Abraço,
Rita Fregapani
rrccffss@yahoo.com.br

Yara disse...

Humm, eu conheço esses tomates por tomates do mato, minha família é do interiorrrrr :o) são mesmo deliciosos pra comer com sal, nossa até babei :o) São azedinhos de doer a dobradiça do queixo, mas tão gostosos!!

Beijos pra você, se sobrar algum tomatinho do mato, me chama!!

Yara - www.uiaqui.blogger.com.br

Angela Escritora disse...

cheguei aqui pesquisando tomate de árvore, pois hje, pela primeira vez, provei. MOro em sítio, o caseiro plantou, já está cheio de frutos. Porém eles comem só no arroz, espremendo o suco sobre o arroz. Você diz que são doces.. caramba.. o meu parece limão! Azedinho mesmo. Não achei legal. Agora vou continuar a ler o seu blog!

Anônimo disse...

OI NEIDE !!!
TD BEM?

OLHA EU TENHO UM PÉ DE TAMARILLO
E TEM MUITOS, E NÃO SEI OQ FAZER
E GOSTARIA DE RECEITAS...
BJOS

NELCI

ROLFENELCI@GMAIL.COM

Fazendo Direito... disse...

Ola dona Neide e leitores, comprei uma bandeja desse tomate delicioso, tamarillo e apaixonei. Parece maracuja? não....parece kiwi?...não....é um tomate delicioso e versátil...mas...como conseguir mudas ou sementes? Alguem poderia me informar ou fornecer? Agradeço antecipadamente qualquer ajuda, email de contato rogerioandrademg@gmail.com.

Anônimo disse...

ola! gostei tenho um pe deste tomate mais não sabia como utilizar , retirei do pe verde e eles não amadureceram, cortei e dentro a gor que observei é linda um vermelho vivo maravilhoso e gosto muito bom, agora sei como fazer e conheci os tomates de arvore tem 2 anos e o pé ja esta do tanhanho de um ´pe de laranja , obrigado valeuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

comi desse tomate e sempre que olho para eles minha boca enche d'agua,nunca comi algo tão gostoso.Fabiana petrópolis-RJ

nubia manassi disse...

Oi Neide!!
Obrigado pelas dicas.
Comprei este tomate em árvore em uma feira, sem conhece-lo, levei e plantei em uma pequena floreira de meu apartamento.
Em pouco tempo se transformou em uma árvore carregada de cachos de tomate.
Estava anciosa em saber o porque da demora para amadurecerem, pois queremos , agora mais do que nunca, degusta-lo.
Não sei se o teremos por muito tempo pois não temos espaço.
Mas enquanto viver vai ser muito admirado por todos pois é lindo!!!
Aproveito para perguntar se conhece o feijão lambari.Comiamos em casa a vagem em saladas e refogados. Só lembro que cobria uma tela lateral em forma de trepadeira. Eu era pequena e ajudava colher. Hoje pergunto e ninguem conhece.
Obrigado amiga!!!

Neide Rigo disse...

Oi, Núbia!
Núbia, de vez em quando coloque algum adubo na terra e tenho certeza que terá a árvore por muito tempo.
Infelizmente não conheço este feijão, não. Meus pais também não. Será que não é feijão mulungu (orelha de padre)??
beijo, n

Dani disse...

Ola Neide, tudo bem?
Acabei de voltar da Colombia e to doida procurando tomate de arvore, coisa que já nao consigo viver sem! Se souber onde posso comprar em SP ou se tem algum outro nome, por favor me avise.
Pode parecer estranha a dica que vou dar, mas por incrivel que pareça é uma deliiiicia. Lá era muito comum as pessoas fazerem suco de tomate de arbol, com agua mesmo mas com umas colheres de leite em pó tambem batidas no liquidificador.
Como boa brasileira, resolvi experimenta-los para fazer caipirinhas e vou dizer que tanto eu quanto os colombianos amamos!

Neide Rigo disse...

Danielle,
depois me escreva no email neide.rigo@gmail.com, que eu lhe dou mais informações de onde comprar. não tenho aqui. adorei a dica, quando puder vou experimentar. um abraço, n

Angela Escritora disse...

Aqui em Minas, onde moro, é comum espremer esses tomates no arroz branco. Adoram. Chega a ser a alimentação básica de famílias pobres. Fora isso, já fiz geléia com ele, ótima. Suco delicioso também.
Mas Neide, você sempre me ensina. Nunca ouvi falar sobre essa planta verde que você colocou na salada! Lá vou eu procurá-la.

nice disse...

onde encontro este tomate por favor me mandem o endereço onde consigo comprar obrigado mande em meu imail talita.reggae@hotmail.com
obrigado

Unknown disse...

olá Neide,tudo bem?eu tenho um pé desse tomate é lindo!e está carregado,tem bastante gente querendo as sementes,eu só queria receitas,pois eu só sei que pode comer igual maracuja,se puder mandar algumas receitas vou gostar,tem que tirar a casca pra poder comer?porque é amargo,beijos menina!

Anônimo disse...

Putz, acabei de ganhar um tomate desses e experimentei, adorei, de paixão, e vim pesquisar na internet e tive várias surpresas boas, e formas de fazer..abçs

Eduardo

gilmar disse...

ola neide achei muito bom o tomate o tomate de arvore gostaria de saber mais tenho um pé em casa

Anônimo disse...

Neide!! tudo bem? moro na cidade de Taubaté. Por ser apaixonada por tomate de árvore , há pelo menos um ano e meio, plantei uma muda no jardim de casa , o espaço deve ser 1,5X3m,(um metro e meio por treis de comprimento) a árvore está demorando pra crescer, agora ela deve estar com 1,5(um metro e meio) de altura, fruto nem sinal!O que será que aconteçe com.meu email hisvanil@ig.com.br. Abraços. Obrigada

Unknown disse...

Olá Neide. Quando estive em BH pela última vez, trouxe alguns tamarillos para São Luís, me apaixonei pela fruta. Separei algumas sementes e plantei. agora não sei se o que nasceu é realmente tamarillo, pois o substrato que usei estava cheio de outra sementes de plantas daninhas. Ando vasculhando na internet a procura de uma foto de um pé mas não encontro, só os frutos. Se você me mandasse uma foto do seu pé, eu ficaria muito grato. meu email é joerosa.joe@gmail.com.br. Parabéns pelo cultivo.

Neide Rigo disse...

Joe, tentei lhe mandar a foto no email que você dá, mas a mensagem voltou. Por favor, me escreva no neide.rigo@gmail.com e lhe mando novamente. Um abraço, N

Robersan disse...

Obrigado Neide, xará de minha irmã...rsrs.., obrigado por ter postado esta informação,estou morando no Sul de Minas há uns 6 meses, vim da grande São Paulo e desconhecia esta espécie de tomate, até que encontrei um pé dessa espécie que achei bonita e interessante na casa que estou morando, pois estava crescendo este pé de tomate, e sem saber do que se tratava, esperei crescer melhor e que vim descobri com alguns moradores mais antigos da cidade de que se tratava de um tipo de tomate, o problema é que ele dá rápido e enche o pé mas o meu nunca amadurece, vive carregado o pé e alguns tentam avermelhar mas não progride o amadurecimento e cae do pé, ou é comido pelos passaros que vive no meu quintal, e o pior é que ninguém valoriza este tomate por aqui, e nem sabe como comer; a minha esposa não se interessou tb em conhecê-lo melhor, a agora após o natal recolhi uns e deixei na fruteira e vi o amadurecimento melhor de 2 deles, não sabia como comer e achei que pudesse ter veneno ou algo do tipo, mas hj resolvi comer 1 deles e gostei muito e achei esse gosto mesmo uma mistura de goiaba, tomate e aspecto de maracujá, e como tenho problemas renais tirei a semente e comi cru a poupa, e o resto joguei numa costelinha que estou cozinhando somente pra mim, já que estou sozinho em casa, e achando que pudesse ter feito besteira, caso fosse venenoso, ou tivesse reações, pensei em pesquisar e aqui está, encontrei logo de cara seu blog. Meu muito obrigado, pois gostei tb muito do sabor do fruto, pena que não sei como fazer amadurecer no pé se souber e puder me ajudar agradeço. Meu e-mail melhor de contato é roberlel@hotmail.com e me chamo Roberval e sou pastor na cidade de Pouso Alegre. Deus abençoe e Feliz 2011.

neide disse...

Bom dia,
Tenho em casa dois pés de tomate em arvore, eles estão carregados, mas eles estao com pequenas brocas, eu gostaria de saber como trata-los para que fiquem bem bonitos. O tomate é bem doce.
Neide,
neide.libanorio@uol.com.br
23/01/2011
Juiz de Fora/MG

Teresa Franchini disse...

Olá Neide, tenho 3 pés de tomarilho, estão carregadinhos de frutos, mas acho que estão demorando muito para amadurecerem. É a primeira vez que dá frutos, posso apanhá-los verdes para amadurecerem fora do pé?

Marieta disse...

Prezada Neide,
Há dois anos mais ou menos, joguei num canteiro um fruto parecido com tomate.
Cresceu uma árvore de tamanho regular e agora frutificou. Os frutos amadureceram e como são muito gostosos, semelhantes ao sabor do maracujá, pesquisei nas variedades de maracujá e o
encontrei como sendo maracujá doce.
Agora, visitando teu blog, encontrei o mesmo fruto com o nome de tomate japonez, tamarillo e outros. Fiquei muito feliz por ter mais uma árvore frutífera em meu pomar.
Meu blog é artmarys.blogspot.com
Ficaria grata se o visitasses.
Obrigada
Um grande abraço

maria helena f. da s. disse...

oi Neide tudo bem chequei até seu blog procurando como fazer tomate de arvore meu marido sempre traz esse tomate pra casa eu desprezava mais agora não desprezo mais por que agora sei como fazer voce sabe aonde se encontra pra comprar e se pode ser plantado em vaso beijo fica com DEUS

maria helena f. da s. disse...

oi Neide tudo bem chequei até seu blog procurando como fazer tomate de arvore meu marido sempre traz esse tomate pra casa eu desprezava mais agora não desprezo mais por que agora sei como fazer voce sabe aonde se encontra pra comprar e se pode ser plantado em vaso beijo fica com DEUS

maria helena f. da s. disse...

moi Neide tudo bem chequei até seu blog procurando como fazer tomate de arvore meu marido sempre traz esse tomate pra casa eu desprezava mais agora não desprezo mais por que agora sei como fazer voce sabe aonde se encontra pra comprar e se pode ser plantado em vaso beijo fica com DEUS

Anônimo disse...

Olá Neide, minha mae era mestre em frutas e frutos diferentes. Plantou um desters no quintal e realmente nao dava praga só que meu pai tem um problema com bebida e um dia eu cheguei e simplesmente nao havia mais a arvore, perdi totalmente a muda. Eu adorava comer a sementeinha com arroz, achava parecido com catchup.rsrsrs. Se puder me mandaria umas sementes? Eu pago o sedex. Me de um a resposta pelo email fiagf@oi.com.br

Anônimo disse...

Ola Neide
Tenho muitos pes deste tomate, e faço sempre suco da polpa, que é uma delicia, mas gostaria de saber como aproveitar as cascas, se da para fazer doce em calda. me responda por favor.

cheffzeu@yahoo.com.br disse...

Oi neide,tudo indica que gastronomia exótica bem brasileira é sua praia,já nos falamos quando fazia rápida pesquisa sobre tucumã,agora vi seu coméntario do tomate frances,è muito bom tenho 3pés em um sitio e um no quintal de casa.Estou desenvolvendo e testandoalgumas receitas.Sucesso.

Joana disse...

Oi Neide, achei esta tua foto da salada magnífica. Estou fazendo um post sobre o tomate de árvore que ganhei sementes e gostaria de ilustrar meu post com essa foto, se você me permitir. Naturalmente com os devido créditos. Bjs

Neide Rigo disse...

Joana, pode usar, sim. Obrigada por avisar e pelos créditos. Um beijo, N

Anônimo disse...

moro em belo horizonte e sou fanática por frutas. Encontrei essa maravilha de tamarillo.Não souberam me responder como se consomia a mesma mas gosto de experimentar frutas exóticas fiz um delicioso suco, toda familia adorarou. voutentar plantá-la.

um abraço Lourdes

Hess disse...

oi oi!!
melhor chamar issos de tamarilho, talvez até tamarilo, q é como achei no supermercado.
aqui (S Mateus,ES) estão cobrando R$5,00 por UM tamarilho!!! ... isso mesmo!! cinco reais, unzinho!!
esse negócio (vender) é mesmo ótemo!!
quanto a provar, hummm...

anderson disse...

moça Q FRUTINHA CARA E ESSA MEU DEUS, TRABALHO EM UM SUPER MERCADO E CARA PRA CARABA, MAIS EU GOSTEI DAS DICAS MUITO OBRIGADO

Adriana disse...

Nunca tinha visto um legume chamado CAXI.Numa verdureira perto da casa de minha mãe encontrei e nao sabia nem o que era !!!Entrei pra pesquisar pois sou muito curiosa e enconteri lá suas receitas.Vou comprar pra fazer...

Eliane disse...

Boa noite

Estou procurando sementes ou mudas de tomate frances para meu pai há algum tempo e nao encontro. Será que vc poderia me enviar sementes pelo correio?
Ficaria muito feliz em realizar esse desejo do meu pai.
Se der, me responda por e-mail:
edelaqua@bol.com.br

Obrigada!!

Unknown disse...

Oi Neide. comi muito destes tomates quando eu morava em Minas Gerais, e gostaria de saber onde comprar aqui em São Paulo capital? dá esta dica para mim pois faz 35 anos que não vejo. Tem epoca serta para a colheita? agardo resposta . bjs

Neide Rigo disse...

Tatiana, você pode comprar o fruto no Mambo ou no Ceagesp e fazer mudas. Ou comprar mudas no viveiro Ciprest, que eles entregam pelo correio.
Um abraço, n

adilson moreira disse...

eu tbm plantei algumas sementes na casa de minha mãe a uns 4 nos e esta com seus 4 metros de altura ou mais de enche de frutas duas vezes por ano e ja ouviram falar das physalis peruvianas(exoticas) ela tb mtem alguns pezinhos ,rrrsrssrsrrrr eu vou la e pareço uma criança comendo as frutas ,rsrsrssrsrrsrsrsrsssr(Canoas-RS)e meu imail é adilsondanoski@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá!
Conheci na Italia como fagioli di spagna(feijão espanhol)

Unknown disse...

Eu plantei o tamarilho já esta com quase 2 metros quando vai dar os frutos?

Unknown disse...

Me responda

Unknown disse...

Experimentem bater dois deles com água e um pouco de açúcar,vcs não imaginam o suco espumoso e saboroso que gers

Unknown disse...

aqui em casa nasceu um pé de tomate japones mas ninguem deu a minima importância para aquelas frutinhas alaranjadas até que um jardineiro disse que era uma fruta comestivel e a partir de entao criamos coragem e começamos a exprimentá-la...maravilha. porque não descobri antes?
agora sou fâ da frutinha. O pé não da bicho, nao precisa de nenhum trato cultural e produz de montão..

MCO disse...

Adoro esses tomates de árvore, e como o chamamos no interior, faço molho e muito bom, bom também pra comer com arroz, espreme ele no arroz, uma delícia...amei a salada, vou fazer..

Anônimo disse...

Bom dia Neide, por gentileza teria como me enviar algumas sementes?

Desde já agradeço.

JC disse...

Eu tenho

JC disse...

Se quiser posso mandar pra vc

Unknown disse...

Da bicho sim, quem disse q não está enganado!!!

Pierrs disse...

Moro no Rio, gostaria de saber se existe algum produtor deste tomate que entregue no Rio

Anônimo disse...

No “Espaço chão” vendem mudas desse tamarillo!