quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Grumixama



Assim que cheguei em Fartura meu pai tirou do bolso umas frutinhas indignado “olha só o que o abiuzeiro deu”. Ele já tinha me falado desta frutinha que nasce de um pé que lhe venderam por abiu. Mas nunca tinha coincidido minha ida com a frutificação. Ou a gente se esquecia de ir ver no pomar. Desta vez ele colheu antes para me mostrar. Só de ver, já fui palpitando. É cereja-do-rio-grande! Ele disse que não, que eu deveria provar antes de ficar falando tolices. E também, não estava vendo que era mais redondinha? Provei e me surpreendi– não era mesmo a tal cereja. Mas que era parente, disto tinha certeza. Nunca tinha provado algo parecido, perfumada, suculenta, doce, ácida. Ou melhor, tinha sim. Todas as mirtáceas que conheço. O sabor é um verdadeiro blend de várias frutas da família: jabuticaba, feijoa, goiaba, pitanga, araçá, uvaia. Tudo ali, sintetizado numa drupinha do tamanho de uma ponta de dedo. Abiu é bom, mas ela é infinitamente melhor e acho que meu pai saiu no lucro comprando lebre por gato, isto sim. Já fiquei imaginando sucos, geléias, sorvetes, tortas, bolos, xaropes, licores. Só imaginando, pois é claro que corri no pé e o que tinha lá só deu pra consolidar o aprendizado do gosto.
É mais esférica, enquanto a cereja-do-rio-grande é mais ovalada.
O duro foi descobrir o nome da bichinha. Saí em busca de coleções de mirtáceas: camu-camu, jambo, jambolão, jabuticabas, camboins e pitanguinhas. Até que me deparei com a grumixama que conhecia de nome mas ignorava a majestade. Para quem não conhecia, como eu, esta aí apresentada a frutinha nativa e rara - desconheço cultivos comerciais e comercialização. Já vi que vários viveiros vendem a muda. É só tomar cuidado para não levar abiu que, aliás, não tem nada a ver, nem mirtácea é. E aproveitemos, pois lá fora já estão de olho na nossa brasilian cherry, grumix-aneira of Brasil, cerisier du brésil.

71 comentários:

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
laila radice disse...

estão de olho pois nao sao tolos se é proximo ao sabor de tantas maravilhas qto vc citou deve sre boa d+!!!na primeirafoto pensei oba eexplicações sobre a cereja do rio grande(adorei ter aprendido!), mas gostei mais ainda de aprender sobre a gru...hi já esqueci o nome..ai ai! bjos

Carlos Alberto de Lima disse...

Olha, cupuaçu é uma maravilha... Não falta no meu freezer já que tenho fornecedor cativo. Par açai também...

Anônimo disse...

Também adoro essa frutinha. Tenho dois pés dela no sítio e quem me vendeu disse que é um tipo de cereja da Italia. Não sei se é verdade mas acho ela uma graça.

Anônimo disse...

Neide
Obrigada pela visita! E que blog maravilhoso, também fiquei encantada de descobrir seus posts sobre as coisas do Brasil!
E a Grumixama, aqui! Você tem razão, que não conhece ignora a realeza, tanto é que das Mirtáceas e a que leva o nome Eugenia brasiliensis!
Um pé de grumixama é páreo duro para muitas frutas, e veja quase desconhecida!
abraços.

Anônimo disse...

Até que enfim me senti vingado: depois de passar uns 30 anos falando desta frutinha aqui em Sampa - grumixama - da qual eu e meus irmãos passamos a infância na roça em Guararema/SP, nos deliciando, sempre fui ridicularizado por pessoas que nunca tinham ouvido falar deste nome e que eu tinha inventado a fruta. Mas, aí está: Grumixama, sim senhor! Frutinha deliciosa. Agora, quase aos 50 anos de vida, parece que o sabor ressurge na minha boca só de sentir a satisfação de ler sobre a fruta.
Parabéns pelas referências e...GRUMIXAMA neles! rs

Daniel Brazil disse...

Convivi com um pé de grumixama, nos anos 90, na praia de Juqueí, litoral paulista.
Em outubro, quando frutifica, ficava carregado. Fiz uma boa geléia de grumixama, por dois anos seguidos!

world disse...

Dalto Paiva/SP
Tenho uma arvore de grumixama em minha propriedade, saboreei os frutos por muitas vezes, curioso para saber qual o nome daquela fruta, e finalmente descobri: GRUMIXAMA e a cereja brasileira!!!

Anônimo disse...

o neide vc e uma pessoa muito importante p mim pois ja provei desta fruta aqui em BELEM DO PARA em um sitio na ilha do outeiro e depois voltei la e pedir uma muda do gramochama como eu conhecia .mas agora ja sei o nome correto a minha arvore ta com uns 2 metros de altura mas acho ela itanguida pra o tempo que ja esta plantada e ainda nao deu fruto queria umas dicas suas como faço p adubar e se ela pega de galho e quanto tempo ela leva p da frutos.pois peguei ela pequena e ja tem uns 4 anos e ainda nao deu frutos que sao uma delicia.muito obrigado

Vera Falcão disse...

Neide, acho que só você para descobrir que frutinha é essa... por favor, dê uma olhada:

http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/10/voce-conhece-essa-frutinha.html

Um abraço

Vera Falcão disse...

Com mais calma e pesquisando, encontrei a resposta (tem até um post sobre ela aqui no teu blog): é a cereja-do-rio-grande ou cereja-do-mato. Depois que se descobre o nome, fica fácil associar à imagem...

WAGNER BRUNO disse...

Acebei de esperimentar a Grumixama, realmente saborosa, tinha um Pé de Grumixama na casa da minha vó, e eu não sabia, até mesmo porque não conhecia a fruta, nem sua árvore. Fiz uma pesquiza rápida na internet e descobri que a Grumixama é uma fruta indicada para benefícios de curar várias doenças:
Combate males inflamatórios da boca, garganta, intestinos, aromática, energizante, revitalizante e aumenta a excreção pela urina. Abraços

Bruno do Rio de Janeiro.wbruno@ibest.com,br

Vilibaldo L. Marino-Ubatuba/sp disse...

Possuo aqui na minha casa uma arvore dessas, atualmente florida. Natural da Mata Atlantica, foi relatada a existencia dessa espécie em 1672 quando da primeiro levantamento topografico na região de Cabo Frio pelos Portugueses. É deliciosa porem, dizem os caiçaras que a ingestão em grande quantidade causa um efeito semelhante ao um copo grande de pinga,motivo pelo qual os pássaros dela não se alimentam

vilibaldo disse...

Neide, vai aí meu E-mail.vili1212@ig.com.br.Nome e endereço--Vilibaldo Luiz Marino,- Estrada do cambucá 1890-lado praia. Ubatunirim - Ubatuba -SP.Apareça.

Neide Rigo disse...

Bruno,
que bom ter descoberto a frutinha. Agora nunca a perca de vista. É uma delícia, né?
Obrigada pelo comentário.

Vilibaldo,
Não sabia do efeito-bebedeira. Obrigada pela informação. Qualquer dia vou tentar pra ver o que acontece. Obrigada também pelo convite.

Um abraço,
N

Anônimo disse...

oi neide meu nome e nilson moro em saquarema rj e conheço a grumichama pois onde morei em um sitio tem um pe pois ele ja tem mais de 40 anos pois eu tenho 42 e ele la ja estava firme e imponente a fruta apaichonante delissiosa um abraço a eu ja tenho uma mudinha em minha casa

Roberto disse...

Olá Neide,
Na rua onde moro tem uma árvore na calçada do meu vizinho que dava umas frutinhas parecidas com a jabuticaba. Como sou curioso e percebi que os passarinhos a comiam resolvi esperimentá-la... Uma delícia. Aí consultei um amigo meu "manezinho" dos bons (moro em Floripa e sou carioca) que a identificou como grumixama. Consegui uma muda e a plantei na frente da minha casa. Em pouco tempo cresceu e sua produtividade é generosa. Agora disputo com os passarinhos e os morcegos para ver quem consegue saboreá-las.
Um abraço,
Roberto (68)

Neide Rigo disse...

Nilson, faz muito bem em tirar muitas mudas desta planta longeva.

Roberto, que sorte a sua!

Um abraço, n

angela duarte disse...

Na fazenda do meu padrinho Celio Moreira dos Santos(mg) local onde nasci e em criei tinha um pomar que fazia a festa de todos nós. Entre as delicias cultivada por ele ,que por sinal era engenheiro agrónomo,se encontrava a deliciosa grumixama

Anônimo disse...

Pois é. Ontem fui visitar uma prima que mora no bairro de Santa Cruz/RJ e no meio de vários assuntos lembei da casa da minha madrinha Zulmira na Av. Isabel daquele bairro e contando as proezas daquela época, lembrei da caramboleira enorme que ela tinha ao lado da varanda que dava uma sombra enorme, onde ficava o viveiro de micos e e emfrente a caramboleira um enome pé de grumixama, onde junto ao tronco tinha um banco de jardim e eu e a neta da minha madrinha alí sentávamos pra nos deliciar com as grumixamas.
Custamos a lembrar do nome, até que eu lembrei e comentamos que nunca mais vimos pelas bandas de Santa Cruz um pé de grumixama e prometi procurar nis vários hortos da Pedra de Guaratiba onde moro pra ver se encontro.
Grumixama é uma fruta deliciosa. Só quem já provou é que sabe e é rico em vitaminas, assim dizia a minha madrinha. O xarope da casca feito com mel de abelha é um ótimo remédio para tosse e expectoração.

Neide Rigo disse...

Lili,
obrigada pelo depoimento e mais ainda pela dica do xarope - deve ser por causa dos taninos.
beijos, n

WAGNER BRUNO disse...

LILI, minha visinha,tenho um pé de Grumixama em casa, em Guaratiba. Realmente a fruta é uma delícia. Pena que deram poucas frutas e não pude aproveitar de uma forma mais intensa.

Anônimo disse...

Custei para saber que fruta era esta !
Sou gaúcho e nunca havia visto uma dessas na minha terra.
Qd comecei a construir minha casa em Indaiatuba, SP, achei algumas sementes já brotando, a folhagem era bonita e resolvi dexá-las crescer.....
Passados alguns anos nem lembrava mais daquelas sementinhas, observei minha cachora no pé de um arbusto repleto de frutinhas pretas e roxas, comendo algumas que tinham caido no chão...Fui até ela e resolvi provar as pequenas
"jabuticabinhas...", afinal, minha cachorra devia saber o que estava saboreando....Caí de costas...Como era saborosa.....Agora já sei seu nome....Grumixama....Só tem um porém ...parece que ela produz ano sim ano não....é isso mesmo ?
Riva.
riva@raybco.com.br

Unknown disse...

Tomei hoje um suco de grumixama na lancheria "Sucos & Companhia", no Shopping Center Norte em São Paulo. Não é barato, custou R$ 4,20, mas é mesmo muito bom!

Monika
http://matasnativas.wordpress.com/

Anônimo disse...

Olá,
Tenho um pé de grumixama no quintal de minha casa em Juquehy (litoral norte de São Paulo). a fruta é deliciosa e é uma lástima que permaneçam no pé durante tão pouco tempo. O amadurecimento é muito rápido (a florada já ocorreu e nos próximos 15 dias já poderei colher algumas frutas - depois de disputar com os pássaros, principalmente as saíras e tiés-sangu. O sabor é inigualavel! todas as vezes que falo dessa fruta com amigos todos me olham com incredulidade ao citar seu nome: grumixama!
E.T.: soube que existe também na cor amarela.

M.Alvarez
31/08/10

Anônimo disse...

Oi sou de uruguay me perguntava se alguém de aqui pode alludarme a conseguir ou mandar-me sementes de grumichama vermelha já que é minha ilusion poder conseguí-la e fazê-la germinar já que me é impossível conseguí-la sou muito amante das plantas frutíferas lhes deixo minha e mail podem escrever-me por se alguém tem algumas semente legardiens@hotmail.com

Haroldo Alves de Azevedo Junior disse...

Eu tenho uma muda da variedade Anã da Grumixama plantada em meu quintal. Comprei com 1 mt e já produzindo. Gostaria de saber quanto tempo levou para sua árvore começar a produzir depois de plantada e qual o tamanho dela?

Neide Rigo disse...

Haroldo,
Infelizmente não sei a idade da muda que foi comprada pelo meu pai.
Mas que bom que a sua já frutifica.
Um abraço, N

WAGNER BRUNO disse...

Haroldo,minha vó plantou a árvore que já tinha 25cm há mais ou menos 4 anos. Hoje ela possui 3,5 metros de altura. Ano passado deu pouco fruto, mas esse ano promete, pois, já tem bastante brotando.

Carlos disse...

Ano passado, em outubro, fui num sítio no interior da minha cidade, Torres,RS, lá experimentei dessa maravilha de fruta a qual nunca tinha visto. Decidi pegar duas mudas próximas à árvore e plantei no meu pátio, separei umas sementes tbm. Espero que frutifiquem daqui um ano, pois estou cuidando dela com todo o empenho..Todo o suor vale pois é uma fruta espetacular!..meio doce, meio ácida. inexplicável.Se souber como eu faço a fim de que ela venha mais rápido eu agradeço.

Maria Cida Floripa disse...

Acabei de saber o nome da frutinha que como Há alguns anos. Um sr. vizinho passou por aqui e pediu algumas e nos disse que chama-se grumixama. Corri para a net e achei você. Bom ter mais esclarecimentos. Sou paulistana e mora em Floripa.

WAGNER BRUNO disse...

Boa tarde Maria Cida,

Que bom Cida, agora você já sabe quem estave comendo nos últimos anos.

Brincadeirinha!!!!!!

Abraços e continue degustando esta delícia da natureza.

Anônimo disse...

Cara Neide,
Achava que nunca mais ouviria falar desta frutinha novamente e eis que você traz estas informações todas! Adorei, pois convivi na infância com um pé de grumixama que me traz muitas recordações.
Moro em Salvador. Será que você tem uma dica para me dar de onde posso encontrar um pezinho para comprar? Agradeço se puder responder para o meu email.

Grata,

Gisele Fonseca
giselemfonseca@hotmail.com

DrooDroo disse...

vou passar para ler com mais calma depois mas gostei do pouco que li beijos passa no meu depois...
drocome.blogspot.com

carmina castro disse...

Olá sr. Vilibaldo, gostaria de saber como posso fazer para conseguir uma muda de grumixama.
Moro em Cubatão.
Há 37 anos atras comi este fruto e nunca mais encontrei. O sr. tem mudas para vender?
Meu email é carmina.castro@hotmail.com

ale lopes disse...

ALE LOPES Paranagua; em minha propriedade tenho 1 GRUMIXAMA com que foi plantada por meu bisavo no ano de 1932 ;hoje tenho 3 filhos morando la que sao a quinta geração ; na escola apenas meus filhos conheçem a fruta muitos de seus professores nunca tinhão ouvido falar na fruta em Paranagua pouco se conheçe apenas as pessoas com mas idades a 2 anos eu venho espalhando mudas pelas praças da cidade eu acredito que 1 árvore na praça em tempo de produção todas as pessoas passam a conheçela um ABRAÇO a todos 07de abril de 2011 as 10:32

thais disse...

OI!!!
preciso muito de frutas de grumixama, na literatura pouco ou quase nada se tem sobre ela, sou nutricionista e meu doutorado é com ela e está muito difícil de encontrar, moro no rio!! sabe onde posso achá-la ou me forneceria quando estivesse na época. obrigada
Thais Se puderem me ajudar...thaismaguiar1@hotmail.com

WAGNER BRUNO disse...

Bom dia Thais!

Tenho um pé de grumixama. Mas a época é só em Novembro. Se vc quiser é só entrar em contato. Também moro no Rio. wbruno@ibest.com.br

Anônimo disse...

Pequeno comentário,sobre a Mirtillo brasileira(Grumichame)"época de floração,fim de novembro e início de dezembro,uma semana só de floração,mais ou menos 12 dias e a as frutas já se aprsentam em formação de coloração-as abelhas e passaros se deliciam .Os frutos não duram mais que dez dias no pé.Altura média da árvore aproximadamente 10 metros -tempo de 1ª floração apos 8 anos.
Fiquem atentos dezembro vem aí !!
Dornellas

Branca disse...

Oi Neyde, sou de Santos e aqui ninguem conhece GRUMIXAMA. M/mãe sempre falava nesta fruta, ela era de S. Sebastião, litoral norte de SP. Qdo eu ainda era criança, alguem (ñ lembro quem)trouxe de S.Sebastião 1 pouco da fruta, experimentei e amei, passados alguns anos, eu estava grávida da m/filha, qdo passando p/1 rua aqui em Santos c/a m/mãe e ela de repente parou na porta de 1 casa e falou entusiasmadamente "Olha, 1 pé de grumixama!!!", ñ pensei 2 vezes, bati no portão e pedi p/me arrumar 1 pouco, mas isso já faz 38 anos e onde era esta casa, agora é 1 prédio de aptº. Por aqui é difícil de achar pq a cidade está quase toda cheia de prédios, casas só tem na periferia e a gente ñ conhece nada p/lá. Existe 1 fruta chamada "CRAMBERRY" (ñ sei se é assim que se escreve), seria a mesma coisa que GRUMIXAMA??? Deixe resposta no m/Orkut, pq quase ñ abro email, pesquise p/Branca Freita$, a foto é de qdo eu tinha 19 anos (eu já tive kkkkkkkkkk), ou entre p/meu email. Beijos.

Branca disse...

Oi Neyde, sou de Santos e aqui ninguem conhece GRUMIXAMA. M/mãe sempre falava nesta fruta, ela era de S. Sebastião, litoral norte de SP. Qdo eu ainda era criança, alguem (ñ lembro quem)trouxe de S.Sebastião 1 pouco da fruta, experimentei e amei, passados alguns anos, eu estava grávida da m/filha, qdo passando p/1 rua aqui em Santos c/a m/mãe e ela de repente parou na porta de 1 casa e falou entusiasmadamente "Olha, 1 pé de grumixama!!!", ñ pensei 2 vezes, bati no portão e pedi p/me arrumar 1 pouco, mas isso já faz 38 anos e onde era esta casa, agora é 1 prédio de aptº. Por aqui é difícil de achar pq a cidade está quase toda cheia de prédios, casas só tem na periferia e a gente ñ conhece nada p/lá. Existe 1 fruta chamada "CRAMBERRY" (ñ sei se é assim que se escreve), seria a mesma coisa que GRUMIXAMA??? Deixe resposta no m/Orkut, pq quase ñ abro email, pesquise p/Branca Freita$, a foto é de qdo eu tinha 19 anos (eu já tive kkkkkkkkkk), ou entre p/meu email. Beijos.

Anônimo disse...

Tenho um pé de grumixama em casa,bem na região urbana de Guarulhos/SP e só hoje descobri seu nome, pois me deram a muda como : brumexami, e ninguém conhecia. As frutas são uma delícia e na florada nos deliciamos com o perfume e a beleza das flores brancas.

benedito disse...

Ah! que saudade.
No meu tempo de menino, nos anos 50, havia um pé de grumixama do lado da nossa casa, e nós já a conhecíamos por este nome mesmo, mas sempre falo aos meus filhos dela, mas não imaginava onde achar uma muda.
parabens
Benedito

Anônimo disse...

meu nome é Rogério sou de São João Nepomuceno e adprei descobrir o noem dessa fruta, tenho um pé no meu rancho em que os páasaros comem muito dessa fruta mas não sabia o nome , agora vou desputar com eles , obrigado

alelopes disse...

OI boa noite, estamos no periodo de produção da fruta,no mes de novembro tenho sementes e ate mesmo duas belas mudas se alguen estiver disposto em telas é so entrar em contato com ALEXANDRE alelopes1980@hotmail.com

tônhoverdi disse...

Ola bom dia. Recentemente comprei uma muda de GRUMIXAM um nordestino que passa pela minha cidade. Fiquei desconfiado pois nao sabia que fruta era essa mas comprei assim mesmo e hoje tive a grata satisfação de garaimpar no seu site e descobrir os sabores dessa fruta. Vamos ver se consigo com que ela prozuda por aqui.
Abraços

Anônimo disse...

Olá! Acabamos de colher muitas grumixamas e tudo que dizem é pouco para representar esta delícia...

Moramos em um Loteamento na cidade de Indaial/SC que tem como característica árvores frutíferas nas calçadas e para nossa sorte, plantaram a deliciosa "Grumixama" em frente a nossa casa.

Bjs, Carla e Nanda

Anônimo disse...

Sou da região serrana de Nova Friburgo e esse ano minha grumixeira, deu lindas lindas grumixamas e a arvore é linda!!!!!
As frutinhas são maravilhosas!!!! E a geléia explendida!!!!
Beijosssss

carlos duarte disse...

Olá pessoal. Tenho um pé de grumixama
na casa da praia(cidreira-rs).
Ela demorou aproximadamente 12 anos
para dar frutos. Agora em dezembro ti
ve a grata surpresa ao chegar na praia e encontrar a árvore carregada de frutos! A criançada adorou.
Guardei várias sementes e vou tentar
semear. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Repetindo o Benedito acima : ah ! que saudade. na minha infância conhecí e me deliciei com as grumixamas de uma árvore plantada em terreno baldio na nossa rua. Árvore majestosa, flores brancas de perfume delicioso e as frutas, lindas na sua cor negra brilhante e de sabor único.
Depois, nunca mais tive a felicidade
de rever uma grumixameira.
Meu nome é Leo, nasci e moro em Joinville - SC

RAFAEL FANTIN, Pedagogo e professor alfabetizador. disse...

mEU NOME É RAFAEL FANTIN... SOU PROFESSOR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA NILSE DE FREITAS EM OURINHOS-SP. ESSA SEMANA EU E MEUS ALUNOS PLANTAMOS UM PÉ DE GRUMIXAMA NA ESCOLA EM QUE TRABALHO...

ESPERO UM DIA PODER VER AS CRIANÇAS DO BAIRRO SE DELICIANDO COM ESSA FRUTINHA TÃO DESCONHECIDA

Sd lucindo disse...

olá, sou do Paraná e comprei uma muda dessa fruta na cidade de Wenceslau Bráz, tb no Paraná, comprei em um desses caminhões de muda, só que o vendedor me vendeu por uva de árvore, confesso que realmente comprei por curiosidade, pois nunca tinha visto falar em uva de arvore, logo que plantei procurei na internet sobre a referida fruta mas sem êxito, e logo que produziu e pude experimentar adorei, sendo que dias depois quando fui pescar de bote no rio Piquiri no municipio de Altamira do Paraná pra minha surpresa encontrei as margens do referido rio muitos pés dessa mesma fruta e carregada onde sem duvida nenhuma aproveitei o máximo.
já aproveitando e respondendo ao haroldo, quando comprei ela tb tinha em média um metro e demorou 4 anos para produzir, sendo que produziu poucas frutas e não chegou a 2ª produção ainda.

Frann disse...

Boa tarde,descobri se blog,gostei muitíssimo ao pesquisar COMO FAZER GELÉIA DE GRUMIXAMA que estou colhendo neste exato momento em meu quintal...também publico fotos no TRUDES PHOTONEWS http://trudesphotonews.blogspot.com.br/...
Abç

Hellen disse...

Omg, aqui na minha casa tem pé de Grumichama. É uma delicia mesmo. Quando minhas amigas provaram, gostaram, e perguntaram o nome. Eu disse "Grumichama" elas riram...

Ashh. E eu moro em Minas Gerais

Disney Lopes disse...

Na minha casa tem um pé de grumixama e costumo comer até o caroço!

Anônimo disse...

Em minha casa em Ubatuba tem pé de grumixama, é uma fruta nativa e tem vários pés pelas calçadas tb, aliás o nome da rua que tenho a casa se chama Rua Grumixama ... rsrsrsrs, faz juz ao nome

cristatay disse...

Fui ontem no pq Ecologico do Tietê e os pés estavam carregados e eu maravilhada achando que era jambo...fiquei triste pois a 25 anos com vontade mais agora descobri esta nova frutinha que é uma delícia !!!❤

Unknown disse...

Bom dia!!! Em Danta Rita do Passa Quatro, minha terra natal tem uma arvore na calçada vizinha de minha sobrinha, vi as frutinhas e experimentei sem saber, delicia mas ninguem sabia o nome, trouxe alguns carocos pra casa e enfiei no vaso, qdo brotou passei pra um vaso grande, mad tinha esquecido que tinha trazido de Santa Rita, hoje ta grande e nao sei o que faço!? Onde plantar, que local e que terra que tem ser??? Nos vaso não dá nao????

claudia disse...

Oi gente, estava lendo o blogue e os comentários, e achei muito bacana, eu também tenho um pé de grumixama, um só não, e um monte de muda pra todo lado.. já dei pra vizinho já plante na casa de praia, já dei para amigos... tem muda pra todo lado, cai muita fruta no pé e como faço meu adubo bem debaixo do pé de cereja acaba espalhando muda para todo lado, a árvore tem um crescimento lento sim mais como sua madeira é muito resistente ela aguentá sol, chuva, vento, frio, calor e vai que vai crescendo de vagar e sempre é robusta. Boa para calçadas pois cai folhas apenas uma vez por ano é uma árvore de porte médio e sua frutificação apesar de ser anual e abundante e rápida e seus frutos são pequenos e apressados por vários passarinhos .
Super índico ter uma grumixama na casa ou na calçada, moro em SP capital e árvores como a grumixama são super legais para os animais urbanos como sábias, sanhaços e morenos. É SP tem tudo isso ainda, espero que as pessoas plantem mais árvores nas cidades é bom pra todo mundo e os animais e árvores agradecem.

Luis Santos disse...

Aqui no Brooklin Novo, na rua Indiana, tem uma grumixameira. E, por coincidência, duas quadras depois, tem um pé de cereja do riogrande.

Unknown disse...

Como posso tirar muda de um pé de Grumixama ??? Alguém pode me ajudar ? Agradeço antecipadamente

Unknown disse...

Olá sou a senhora que quer saber como tirar muda de Grumixama , agradeço muito se alguém puder me ajudar

Unknown disse...

Olá sou a senhora que quer saber como tirar muda de Grumixama , agradeço muito se alguém puder me ajudar

Unknown disse...

babyloveana123@gmail.com

Anônimo disse...

Bom aqui na minha casa como é tudo cimento não tem terra então tenho em vasos, aqui tenho duas mudas de Grumixama e 1 está florindo... Hehe... Agora fazer Polinização porque as abelhas aqui são quase inexistente

leticia disse...

Dizem q é rara, mas na creche q trabalho tem um pé E esta carregadinha.

leticia disse...

Na creche q trabalho tem um pé carregado. Como faço para pegar um muda replantar em casa?

Luis Santos disse...

leticia, se está carregado ainda em setembro é, provavelmente, a cereja-do-rio-grande (eugenia involocruta) e não a grumixama (eugenia brasiliensis).

Elas são muito parecidas, mas o tempo da cereja é anterior ao da grumixama. Uma grumixameira estaria, atualmente, com os frutos em formação, que estariam "prontos" para o final de outubro, início de novembro.

ilca disse...

Passando hj rente a cerca do vizinho achei a frutinha no chão do meu quintal. Veio de lá. A arvorezinha velha e sofria de pragas está florida e com alguns frutinhos.
Nunca tinha visto.Mas sabia o que era no meu coração.
Corri p cá p confirmar. Rsrs...
Grumixama!

Unknown disse...

Nilson, adorei seu texto sobre a grumixama, que poucas pessoas conhecem. Tenho um pé em Saquarema-RJ, já com uns 3metros, plantado há aproximadamente 6 anos, mas ainda não frutificou. Foi adquirido em Rio Pomba, no IFET, procedência segura.

Luis Santos disse...

Unknown, 6 anos é pouco para a Grumixama verdadeira dar frutos. Existe uma variedade menor, acho que anã (e que se planta até em vasos) que é mais precoce. Mas não é tão saborosa.

Aguarde mais um pouco que você verá os frutinhos um dia! :-D