sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Trilha: o peixe com sabor de camarão para apressadinhos


Sexta-feira é dia de peixe. De manhã trabalhei no consultório. Atrasadíssima para o almoço, me lembrei que não havia tirado nada do freezer pela manhã. Desci do ônibus em frente ao Mercado da Lapa às 12h26, espiei os peixes, não resisti às trilhas e em menos de 10 minutos já havia tomado outro ônibus e estava em casa como aquelas mulheres-chavões, sempre ocupadíssimas, dos filmes americanos, apoiando o telefone entre a cabeça e o ombro; uma mão limpando o peixe; a outra mexendo o refogado de cebola para o arroz, o pé fechando a porta da geladeira e os olhos bem abertos cuidando do gato. E às 13h05, quando o Marcos chegou, estava tudo pronto. Ou quase. O peixe, saindo da frigideira, o arrozinho tailandês, soltando a última lufada de vapor e o brócoli, que já estava cozido, recebendo às pressas complementos como azeitonas, tomate e cebola. Às 14 horas o Marcos já estava com seus pacientes e eu aqui trabalhando. Foi bom (e a pobre da Ananda lá na faculdade o dia inteiro, comendo de bandejão....).


A trilha é um peixe delicioso, macio, cozinha num piscar de olhos, e o sabor lembra muito o do camarão, principalmente a pele e partes mais próximas. Não é sempre que aparece no mercado. Por isso, quando tem, aproveito para congelar. Hoje foi o caso.


Para fritar: azeite e óleo de urucum, para dar um tchan


Para as que estão congeladas talvez eu use uma receita especial, mas hoje foi tudo sem pensar, não dava tempo. Tirei as escamas e tripas, lavei bem tirando vasos de sangue e fiz uns cortes na pele. Temperei com sal e pimenta (a carne é muito frágil, melhor não usar limão ou ingredientes ácidos), polvilhei uma camada bem fininha de farinha de trigo e fritei num pouco de azeite misturado com óleo de urucum (só para intensificar a cor). Cerca de 2 minutos de cada lado. Tirei os peixes, escorri o óleo da frigideira, juntei um pouco de azeite limpo e fritei nele alho e salsinha, tudo bem picadinho. Joguei por cima e nhac com o arroz bem quente.


A apresentação não ficou lá estas coisas, mas foi como comer camarõezinhos fritos

19 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Neide, almocei um hamburger veggie de feijao e ate pingou uma baba quando vi esse seu peixe fritinho. Nessa cena da mulher americana voce tem que deletar a parte onde voce limpou o peixe, pois acho que aqui isso eh coisa rarissima. ;-) Eu mesma nunca fiz... Pra mim eh um espanto ainda ver alguem fazendo. Parabens! E um beijo,

Neide Rigo disse...

hahaha. É mesmo. Nunca vi isto em filme. Vem tudo prontinho nas bandejinhas. É que em comum com elas só tenho as várias mãos. De resto, sou é bem brejeira, isto sim. Na peixaria eles limpam, mas estava sem tempo para esperar e eu não ligo a mínima de botar as mãos nas entranhas de bichos mortos (e já fui vegetariana xiita, diga-se, assim confirmo se estão frescos mesmo. Um beijo!

Ananda disse...

Ai mãe, e agora nem de sabado q eu to em casa posso comer um almocinho feito por vc né? sacanagem......

Anônimo disse...

Línguas AMAM gorduras.
Fiz e comi semana passada uma trilha fritinha com saladas de folhas e aceto reduzido.
Ficou uma belezura.

Eli disse...

Neide sua comida é um LUXO!!

Neide Rigo disse...

Michel,
Quanto às gorduras, é bem verdade. E de vez em quando uma friturinha não faz mal algum. Obrigada pela visita! n

Eli disse...

Neide querida eu não estava no computador mais recebi suas msgs, olha eu vou buscar sim, é só me falar o horario que fica bom pra você! E muito, muito obrigada e desculpa o trabalho. :)

Unknown disse...

Trilha é muito bom gostaria de saber se tem mais receitas

Anônimo disse...

Oi Neide!
Meu nome é Ingrid, sou de Porto Alegre e, infelizmente, sou alérgica a crustáceos... :(
Nunca provei trilha e fiquei curiosissíma e doida para provar, pois adoro camarão! Faz 8 anos que não como...
Tu sabes de quê a trilha se alimenta?! Se também é liberadora de histamina?!
Adoro teu blog! Esqueço da vida lendo os posts!
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!
Feliz Páscoa!

Neide Rigo disse...

Ingrid,
As trilhas se alimentam de camarões, moluscos e vermes marinhos. Qualquer pescado pode desencadear uma reação alérgica, principalmente se não estiver muito fresco. Uma pena, né?
Obrigada por acompanhar o come-se.
Um abraço,
N

Carola disse...

Olá, Neide!
Estava buscando uma receita bem gostosa para trilha no Sr. Google - é o que pretendo fazer hj, numa sexa-feira..rsrs - e achei bem o seu blog. Vc é bem organizada e adoreii a postagem com as dicas. Parabéns!
Espero que o meu fique tão lindo assim, já tive uma experiência com esse peixe uma vez e acabei com ele na frigideira.kkkk, mas é muito saboroso!

Abraço,
Carol.

Anônimo disse...

Olá Neide,
nossa tb comprei trilha p fazer hj, parece q sexta é mesmo dia de peixe!
Vim procurar (google)uma receita de trilha que não fosse frita, como meu companheiro Marcio fez correndo, comeu e saiu...para fazer a noite p as crianças.
Adorei ter vindo parar no seu blog o qual tinha conhecido ontem atraves do prato fundo.
Vou futucar para ver se acho outra receita se não vou fazer essa frita com toque especial.
Parabéns pela eficiência hein.
Camila.

Camila disse...

Ah tá, agora vi melhor, esta postagem é antiga, não compramos trilha exatamente na mesma sexta feira né!?
Mas eu queria mesmo era perguntar sobre uma questão alérgica que meu filho tem. É uma forte reação a picadas de abelha, porém ele gosta muito de camarão ao qual nunca teve reação.
Comprei hj camarão tb, p fazer um Bobó amanhã, foi lá no São Pedro.
Há riscos de reação alergica ao camarão, tendo ele reação a picada de abelha???
Se puder me clarear vou agradecer e fazer o bobó mais consciente.
Agradecida, Camila.

Neide Rigo disse...

Camila, só três anos de diferença! Mas tá valendo. Olhe, tem gente que é alérgica a várias coisas; outras, só a algumas. Pra saber ao certo, é preciso fazer teste no alergista. O que posso lhe dizer é que eu mesma sou alérgica a picadas de abelhas e insetos em geral, mas não tenho nenhuma reação quando como camarões. Então, se o camarão estiver bem fresco, pode arriscar em pequena quantidade.

Um abraço, N

camila disse...

Muito obrigada Neide. Virei sua fã.
Um abraço, Camila

Unknown disse...

PARABÉNS SENHORA, FICOU MT APRESENTÁVEL O PRATO, ESTOU AGURDANDO A CHEGADA DOS PEIXES HJ, PRA COMPRAR TRILHAS, E VOU FAZE-LAS ASSIM MSM,.. ATENCIOSAMENTE. AYLAN

Francisco disse...

O risoto de muqueca de camarão envolve um caldo de peixe como ingrediente que pode ser feito com esse peixe.

Unknown disse...

Trilha você encontra em qualquer supermercado no Rio de JAneiro, já aqui em S ão PAULO, nunca vi.

Unknown disse...

Eu descobri que ele só come camarão