quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Laranja-champanhe


Achei intrigante minha mãe ter mandado de Fartura uma única laranjona embrulhada num saco plástico. Meio toranja, meio sem-cheiro e sem-graça, ainda mais sendo apenas uma. Tudo que vem do sítio, costuma vir em fartura, dúzias, pencas, cachos. Por isto liguei para perguntar. Que negócio era aquele de me mandar uma única laranja, com casca meio esponjosa ainda por cima? "Ah, veio do vizinho, é fim de temporada, mas consegui salvar uma para você experimentar". E que gosto tem, perguntei desconfiada. "Ah, você vai ver, é uma coisa única, maravilhosa". Corri pra cozinha e comecei a tirar a casca grossa e leve. Já começou aí a surpresa: um aroma de limão-cravo se desprendia a cada volta da faca. A cor da polpa é de laranja-lima e o sabor, um mix de tangerina com laranja-bahia. O nome talvez se refira à cor, mais clara que a maioria das laranjas. E o tamanho é o de uma grapefruit, mais de meio quilo. Comi a metade com o bagaço macio e fiz suco com o restante. Foi difícil aceitar a realidade de ter que comer apenas uma laranja, ainda que sendo grande. O sabor é mesmo único como resumiu minha mãe. Incrivelmente doce e super perfumada. Fui pesquisar e descobri que é uma variedade híbrida de laranja-bahia com tangerina-cravo, como notei, desenvolvida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Finalmente um alento para os comedores de laranjas, saudosos das doces seletas e fragrantes bahias. E se tivesse mais delas, talvez ousaria um sorbet, uma musse, uma gelatina, um recheio, quem sabe um coquetel. Fica para a próxima safra ou para quando ela aparecer no mercado. Se a virem por aí, me avisem, pois virei fã.

26 comentários:

fezoca disse...

aaah, tambem quero! :-)
que bacana isso!
daqui a pouco elas vao estar no mercadinho do portugues. vamos torcer.
essa foto do copo esta linda.

beijo,

Agdah disse...

Meu pai agora vai ficar louco atrás de uma muda dela para plantar.

Verena disse...

Neide, cheguei até aqui através da Eliana Scaramal e amei seu blog! Que delícia ler os textos, parece que estamos junto contigo em cada situação! Aos poucos vou conhecendo seu canto e mandando uns alôs, mas quero te dar dois links para a Laranja-Champanhe:

http://www.mudaslongui.com.br/frutireproduzindo.html

http://www.agroplantas.com.br/itens.htm

Um beijo e parabéns!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

Acho que nem sei escrever direito esse nome tão frances e elegante, talvez porque lá em casa o nome dela é laranja esquisita!a dita cuja foi é descoberta no quintal lá do sítio na Freguesia da Escada. Foi assim: papai e mamãe compraram umas 30 mudas de laranja sanquinea e eis que nasceu a "divina" aqui homenageada. Há uns 30 anos fomos ao Instituto de Agronomia checar se havia algum registro da tal e como nada foi encontrado...
fato é, que papai, hoje com 84 anos e muita experiencia nesse ambiente "frutal" pediu que um amigo fizesse mais umas mudas com a semente da tal esquisita e começou a distribuir por aí!
Temos lá na Freguesia varios pés da elegante e ocncorrida Champagne!
Beijo em gomos...

Anônimo disse...

Simplesmente Maravilhosa , quem quiser poderá encontrar no mercadão municipal de SP na Lapa .
Não irão se arrepender , tenho certeza.
Rogério J Santos.

wagner disse...

Neide, tenho uma laranjeira que não por acaso é de champanhe.Fica em minha casa em Vinhedo e realmente você tem razão, é uma laranja fantástica. Minha laranjeira ainda é pequena, mas já produz em torno de umas 40 laranjas por safra.Hoje já existe mudas em poucos lugares. Eu ví vendendo lá no Embú das artes.
Abraços
Wagner

Anônimo disse...

eu produzo laranja champanhe ,entre em contato comigo claudinei_irrigacao@hotmail.com ou tel 011 76464595

Anônimo disse...

EU EXPERIMENTEI ESSA LARANJA LA NO PARANA, TEM UM PE NO MEIO DO MATO, E AS PESSOAS DE LA NAO ACHAM INTERESSANTE, POIS NAQUELE PÉ AS LARANJAS SÃO ENORMES QUE RACHAM QUANDO AMADURECEM E FICAM EXPOSTAS AO SOL, MESMO ASSIM, TINHA UMAS TRES NO PÉ, CONFESSO QUE CADA UMA DAQUELAS LARANJAS ERA UMA REFEIÇÃO COMPLETA, SOMENTE UMA JA SACIAVA A SEDE E COM MUITAS SEMENTES, SABOR INIGUALÁVEL, SEMPRE QUE VOU PRA LA, TENTO ACHAR, MAS SEMPRE VOU FORA DE EPOCA........... SO DE PENSAR ME DA AGUA NA BOCA. SE ALGUEM TIVER INFORMAÇÃO DE ONDE CONSEGUIR AQUI EM CAMPINAS, ME INFORMA QUE IREI BUSCAR COM CERTEZA.

Silvelene disse...

Meu pai tem alguns pés dessa laranja na chácara, realmente é muito gostosa e de diferente sabor.
Já ví em alguns vivieiros de mudas essa laranja, se alguem quiser posso indicar, é aqui em SP, tanto em Santa Isabel como em SBCampo tem.
Abraços a todos. Silvelene

JMF disse...

Ola pessoal! tenho dez pes dessa maravilha em minha propriedade santa isabel sp, neste fim de semana vou colher o que resta de tres pes e começar preparar terra e limpeza dos pes para proxima safra, com estes procedimentos tive uma otima safra.

abraços jmarcosfilho1@uol.com.br JMF

Silvana disse...

Olá! comprei uma muda nesta semana,vou planta-la na chácara em Extrema MG.Resolvi pesquisar porque nunca ouvi falar dessa variedade e fiquei contente com os comentários.Comprei a muda sem nunca ter provado uma laranja ...não vejo a hora.Obrigada pelas informações.

amaral disse...

ola pessoas eu tive a honrra de chupar comer e deliciar-me cou meia duzia e ainda trazer umas cinquent de um unico pé de onde o dono disse que ja tinha apanhado varias e que as do ano passado eram mais grandes que as que provei fikei doido pois as que eu troxe ja axeia grandes tirei fotos de todas forma s meu msn é amaralverdao@hotmail.com

Lara Werner disse...

Oi Neide

Sou leitora silenciosa e amante do seu blog, surpresa com muitas das afinidades, coincidências e reveladamente admiradora.
Então neofitamente me pronuncio, por duas razões:

1) pedir a receita de pão integral da Clo Dimet (à medida que o anonimato parar de me constranger, começo a pedir mudas de ora-pro-nobis, alfavacão, jambu, e outras preciosidades do seu jardim cuspido...);

2) indicar a sobremesa de laranja-champanhe do restaurante Deigo, na Liberdade. É super simples: retira-se cuidadosamente a polpa da laranja através de um corte que descarta a parte do galho da fruta (aquele jeito de cortar laranja para criança, tipo "panelinha"), limpando o bagaço e separando os gomos e o caldo, com o qual se prepara uma gelatina de agar-agar adoçada e recheia-se a fruta, cortada ao meio na hora de servir. Simplicidade e capricho tocantes, a módicos R$ 2,00 por porção (meia laranja).

Pode ser que parte deste paladar se deva ao fato de eu sempre me emocionar com uma fruta partida, que para mim é mais desnuda e poética do que descascada (com exceção das ponkans, que quando descascadas despetalam seus gomos, solitários, e cuja casca ainda serve de amparo), imaginando o que diria Neruda se sempre chupasse mexericas... Em segundo, porque foi o primeiro lugar que fui quando saí pela primeira vez com meu marido, quando ainda nos sondávamos - e a sobremesa nos supreendeu, finalizando o teishoku repartido, selando com a fruta dividida ao meio, a intrigar-nos a naturalidade da casca contra o artifício da polpa, derramando o agridoce para o cotidiano que continuamos dividindo... Virou comida de alma, como classificaria Nina.

Ainda não fiz em casa, ainda não fui atrás das tais laranjas, mas quando o fizer sequer descartaria a casca, que deve render uma boa compota, visto que é tão suave que é até possível comê-la crua (sim, eu provei, mas casca de meia laranja crua pode ser até indigesto). Imagina a cena: servir gelatina de laranja na casca aos convivas, e depois, sorrateiramente, guardar as cascas, de tanta pena de jogá-las, Sujeita avarenta essa, não?

Beijos queridos e reverencias,

Lara

Neide Rigo disse...

Lara, me escreva no meu email: neide.rigo@gmail.com e eu lhe mando a receita.

Adorei a dica do restaurante e da receita. Anotada. Um beijo, N

Anônimo disse...

CONHECI ESTALARANJA NO PARANÁ TBEM.
TROUXE ALGUMAS E ME DISSERAM QUE A SEMENTE GERMINA.
ENTÃO PLANTEI VÁRIAS SEMENTES E CUIDEI DIREITINHO E JÁ ESTÃO GERMINANDO.
ME DISSERAM QUE A ENXERTADA DÁ LARANJAS MENORES E PUDE CONSTATAR NUM SITIO DE UM AMIGO QUE REALMENTE AS ENXERTADAS DÃO FRUTOS BEM MENORES.
NA MINHA MODESTA OPINIÃO SE NASCE A SEMENTE NÃO PODE SER HIBRIDA, TEM DE SER UMA VARIEDADE DE LARANJA.
E DIGO QUE É A MELHOR QUE JA EXPERIMENTEI.

ROBERTO

Karol disse...

Olá! Que emoção ler esta descriçao que vc fez sobre esta laranja, vc conseguiu me fazer relembrar otimos momentos que tive na infancia no sitio do meu pai no Paraná, lá temos vários pés desta laranja. Inclusive da ultima vez que vi meu pai ele me deu umas laranjas para trazer na viagem e fique com dó de jogar a semente fora, foi quando coloquei as sementes em baixo do meu Jasmim no quintal e olha só a surpresa, lá estava o meu primeiro pé de lanranja-champanhe, esta foi a lembrança viva que quero guardar do meu pai sempre, pois este ano ele faleceu. Mas Deus é tão bom que me deixou uma otima lembrança, meu pé de Laranja. Obrigada por compartilhar com a gente. Creio que em 5 anos ja estarei colhendo minhas primeiras laranjas e te aviso, rsrs ... Grande abraço. Karol/Cuiabá-MT.

Anônimo disse...

Oi Neide
Comprei um pé de laranja champanhe e gostaria de saber quando será a safra da mesma. Ela tem um metro de altura. Já tem uma laranjinha bem pequena e florzinhas
abraços.

Luis Pereira disse...

Oi Neide,

Tomei a liberdade de transcrever seu post em nosso blog.

Dá uma conferida e não se esqueça de vir nos visitar quando vier novamente ao Rio Grande do Sul.

http://sitiodasaguias.blogspot.com/2012/03/laranja-champanhe.html

LUIZ JULIO R. TAMBASCHIA disse...

DE FATO ESSA LARANJONA É TUDO ISSO MESMO. COMPREI UMA MUDA POR INDICAÇÃO NO CEASA CAMPINAS. PLANTEI E TENHO UM PEQUENO PÉ EM DESENVOLVIMENTO. NA PRIMEIRA SAFRA ELA DEU 35 FRUTOS. ESTOU ESPERANDO FLORESCER A SEGUNDA SAFRA PARA VER COMO FICARÁ. É MUITO GOSTOSA MESMO E CADA LARANJA RENDE CERCA DE 300 ML DE SUCO. A GENTE SE AFOGA NA LARANJA COM CHUPA.. SUPER LEGAL.... RSSSS

Letícia disse...

Neide,

Ganhei ontem meia dúzia de laranjas champanhe. Você tem razão, são deliciosas e intrigantes. Nunca tinha ouvido falar. Adorei o post!

beijo

Letícia

cida disse...

sou residente na cidade de londrina e meu sogro tem varios pé de laranja champanhe em seu sitio e realmente ela é uma fruta suculenta que te sacia a sede, mata tua fome e que te vicia pois por maior que ela seja vc nunca se satisfaz com uma só.

Anônimo disse...

Ola Neide! Encontrei seu blog por acaso. Moro no Japao e estive recentemente aih no Brasil, precisamente em Londrina_Pr...fiz a loucura de trazer em minhas malas 6 laranja champanhe escondidas e com muito medo de ser pega na imigracao. Creio que ela seja o tipo de laranja mais saborosa que existe.

Anônimo disse...

ola Neide não pude deixar de comentar, acredite sou de Santa Catarina mais precisamente de Balneario Camboriu. Uns dois anos estava dentro de um hospital visitando minha sogra, eu acabara de chegar de viagem com uma fome daquelas. abri a geladeira tinha umas laranjas sem graça ja descascadas enormes. minha cunhada disse, come é uma delicia e eu deconfiada experimentei.... meu deus que delicia, eu só comi tressss.... e me apaixonei pra sempre. tanto que ja plantei dois pés e aguardo anciosa para dar frutos, pois infelismente não ha onde comprar essa delicia que alias só podia ter esse nome para fazer justiça a seu sabor que é o nectar das laranjas.

Flora Monte Claro Ltda disse...

Olá, Sra. Neide.
Tenho um pequeno comércio de plantas aqui no sul do Brasil, e estava procurando descrições das frutas que vendo, para explicar aos compradores.
Achei o seu texto tão interessante que gostaria de utilizá-lo na integra, em um anúncio sobre mudas desta laranja. Logico, estou mencionando o blog e a senhora, como autora e local de publicação.
Gostaria de saber se existe problema de utilizar seu texto.
Aguardo.

Neide Rigo disse...

Oi, FLora!
Pode usar o texto com crédito, sim. Obrigada por pedir.
Um abraço,n

Anônimo disse...

Gostaria de saber das vitaminas se e as mesma. Da laranja comum